Conif participa da elaboração de propostas para a Educação Superior na América Latina e Caribe

Preparatório para a III Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2018), o seminário “Proposta da Educação Pública Superior do Brasil à CRES 2018”, realizado nesta terça-feira, 24/4, em Brasília, reuniu representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Juntos, os participantes construíram sugestões para o aperfeiçoamento do ensino superior na América Latina e no Caribe.

Na primeira etapa, o seminário contou com duas mesas temáticas: “O Financiamento da Educação Pública Superior no Brasil” e “A Educação e a Integração Latino-Americana”. Reitores, pró-reitores, assessores de relações internacionais associados às três instituições promotoras do seminário e convidados discutiram contribuições aos sete eixos da CRES 2018 – “O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe”; “A educação superior como parte do sistema educativo na América Latina e no Caribe”; Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina e no Caribe”; “Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe”; “O papel da educação superior frente aos desafios sociais da América Latina e do Caribe”; “A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico da América Latina e do Caribe”; e “100 anos da Reforma Universitária de Córdoba”.

Representando o Conif, a diretora de Relações Institucionais, Carla Jardim, destacou que, ao reunir o Conselho, a Andifes e a Abruem, o seminário contribuiu para o fortalecimento das redes públicas de ensino superior do Brasil. “Reafirmar a educação superior como um bem público social implica em assegurar gratuidade e universalização”, disse, enfatizando ainda que “os eixos previstos para a CRES se aproximam da essência constitutiva dos institutos federais”.

CRES 2018 – A III Conferência Regional da Educação Superior será realizada entre 11 e 15 de junho em Córdoba, na Argentina, cidade onde, há 100 anos, ocorreu a Reforma Universitária. Os resultados da CRES integrarão a Declaração e o Plano de Ação que os países da América Latina e do Caribe apresentarão à Conferência Mundial sobre Educação Superior, em 2019 na sede da UNESCO, na França.

 

Com informações da Assessoria de Políticas Públicas da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 

Lena Marinho

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br