Bragança recebe sede da associação nacional dos estudantes brasileiros em Portugal

Inaugurada nessa quarta-feira, 23/5, a sede da Associação Nacional dos Estudantes Brasileiros em Portugal (ANEBP) ocupará uma sala no Edifício do Principal, situado na rua Serpa Pinto 4, 5300-252, Distrito de Bragança. Com o objetivo de promover um diálogo efetivo, no sentido de um entendimento viável das necessidades e realidades de carácter científico, técnico e profissional dos estudantes brasileiros, a ANEBP tem como missão integrar os núcleos distribuídos pelas diversas universidades portuguesas, fomentando a identificação, motivação e formalização de grupos brasileiros para a promoção das instituições envolvidas.

A associação inicia com representantes de sete universidades portuguesas. A escolha de Bragança como sede é fruto do sucesso das atividades da Associação de Estudantes Brasileiros do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que percebeu a necessidade de centralizar e disponibilizar informações para ajudar os alunos brasileiros. Para além disso, o presidente da ANEBP, Higor Cerqueira, destaca também a necessidade de organizar e quantificar os alunos brasileiros em Portugal. “Nossas conquistas têm sido além de nossas expectativas”, disse sobre o desejo de ainda criar em Bragança, um Centro Cultural do Brasil.

No evento estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernani Dias; o reitor do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Texeira; reitores de institutos federais do Brasil; o secretário executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Alexandre Bahia, além de outras autoridades do setor educacional daquele País. A inauguração incluiu música e aperitivos genuinamente brasileiros.

Sobre o presidente – Natural de Duque de Caxias, Higor Cerqueira deu início à graduação em Produção Cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – campus Nilópolis. Aprovado em uma seleção interna no programa de mobilidade acadêmica do Instituto, em setembro de 2016, Higor migrou para a cidade de Bragança, Norte de Portugal. Além de um extenso currículo acadêmico, ele também levou na bagagem mais de três anos de experiência de trabalhos já realizados por sua própria produtora Umbu Produções, também sediada na baixada fluminense. Hoje com 23 anos e cursando o Mestrado de Gestão Empresarial no Instituto Politécnico de Bragança, assumiu a presidência da ANEBP, projeto elaborado em conjunto com seus amigos do intercâmbio.

Festival Brasil – O Festival será realizado de 1 a 3 de junho na Praça Cavaleiro Ferreira e tem início previsto para as 16h, onde será instalada uma Feira de Culinária Brasileira na qual estudantes brasileiros venderão pratos típicos de suas respetivas regiões do Brasil. A programação cultural será composta por danças típicas apresentadas pela Associação dos Alunos Brasileiros, concertos de alunos do IPB e bandas brasileiras convidadas. A programação também inclui um concurso de karaokê. Durante o festival, as equipes vencedoras do Torneio de Vôlei e de Futebol serão premiadas.

 

Fotos: Raylson Raniel

Com informações de Natália Figueiredo

 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br