LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Conif realiza última reunião do primeiro semestre de 2018

Na 86ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os conselheiros receberam os pré-candidatos à Presidência da República João Vicente Goulart e Ciro Gomes, que apresentaram as respectivas propostas para Educação nos próximos quatro anos.

Ao recepcioná-los, o presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida (IFTM), ressaltou que o convite foi feito a todos aqueles que disputarão a vaga de Presidente do País nas eleições de 2018, com o intuito de apresentar a Rede Federal, atualizar informações sobre as instituições e reiterar a preocupação com a educação profissional e a inserção de jovens no mercado de trabalho.

O pré-candidato pelo Partido Pátria Livre (PPL) foi recebido na terça-feira, 3/7. Filho do ex-presidente João Goulart, que governou o Brasil de 1961 a 1964, João Vicente defendeu a consolidação da expansão da Rede Federal, bem como investimentos nas carreiras dos servidores e melhorias em infraestrutura.

“Eu vejo na ampliação da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica o caminho que deve ser seguido como exemplo e padrão para melhoria do ensino básico público em nosso Brasil. O Ministério da Educação deve, por meio da Secretaria de Educação Tecnológica, ter uma meta vigorosa de ampliação da Rede Federal, compromisso que meu partido assume”, declarou.

Ciro Gomes, pré-candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), falou para os reitores no segundo dia da reunião do Conif, quarta-feira, 4/7. O candidato recorreu a fatos econômicos de governos anteriores para explicar porque o País, segundo ele, vive hoje uma das maiores crises econômicas, afetando questões triviais para o crescimento e geração de empregos.

Além de defender a discussão de um novo projeto nacional de desenvolvimento, Ciro Gomes afirmou que as mudanças na Educação começam pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016 – que limitou os gastos públicos – e equilíbrio das contas. Tendo como exemplo a política educacional do Ceará, disse que a área será uma das prioridades de seu governo, se eleito, e que no dia 20 de julho apresentará metas decenais para diversos setores do País, entre eles, a Educação, e que as propostas estarão sujeitas a críticas e sugestões.

Os candidatos responderam a diversas questões levantadas pelos conselheiros do Conif.

Sugep 2.0 – Ainda durante a última reunião do primeiro semestre de 2018, realizada de 3 a 5 de julho, foi apresentado o Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep 2.0).

De autoria e registro do professor Ciro Macedo, do Instituto Federal de Goiás (IFG), o Sugep 2.0 foi criado em junho de 2013 para atender às demandas da instituição e hoje atingiu um nível de maturidade, no qual todas as funcionalidades fundamentais foram incorporadas.

A tecnologia, que se resume a um processo de gestão 100% eletrônico das atividades de extensão, de pesquisa e de eventos, tem, entre os benefícios, a economia de papel ou insumos de impressão, mas, destacadamente, a redução no tempo dos procedimentos.

Antes da adoção do sistema, explicou Macedo, uma proposta de pesquisa levava até dois meses desde a apresentação até a aprovação, porém, com a plataforma, esse período agora é de uma semana.

Um dos exemplos da aplicação prática da tecnologia foi o que tratou da realização de eventos. Além do acompanhamento de quantas ações foram realizadas, número de participantes e certificados emitidos, o sistema disponibiliza identificação e credenciamento com controle de acesso e de frequência por meio do QR code (código de escaneamento).

“O sistema foi construído com base nas necessidades do Instituto Federal de Goiás, porém, estamos prontos para fornecer a solução tecnológica desejada e, eventualmente, identificar os gaps (lacunas) que estejam ocorrendo em uma outra unidade. Basicamente, precisamos de um e-mail institucional que vai gerir o processo, acessar a plataforma e, simplesmente, habilitá-la”, declarou.

*Para informações sobre o Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa, enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br