LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Vem aí ConectaIF 2018: evento já está com inscrições abertas!

O Instituto Federal de Brasília (IFB), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), vai realizar a 3ª edição do ConectaIF no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que é gratuito, terá 22 programações simultâneas em mais de 2.500 vagas de cursos de qualificação profissional, oficinas e palestras inclusivas, além de desafios, mostras culturais, competições e apresentação de projetos inovadores de alunos.

Durante a semana do ConectaIF 2018 – de 6 a 10 de agosto – a população do Distrito Federal terá ônibus gratuito saindo da Rodoviária para o Centro de Convenções.

As inscrições estão abertas a todos e podem ser realizadas em eventos.ifb.edu.br.

Qualific Express – Serão ofertadas mais de 2,5 mil vagas em oficinas e cursos rápidos de qualificação profissional. Veja quais são as oficinas confirmadas: Técnicas de Mobgrafia, com Kasuo Okubo; Bartender; Coquetelaria; Alimentação Saudável sem Carne; Degustação de cervejas especiais; Estamparia Botânica; Oficina Prática de Extração de DNA; Inglês Cognitivo para terceira idade; Capacitação para produtores de eventos; Modelagem em impressão 3D; Restauro de Mobiliário Moderno; Produção de mudas de suculentas e cactos ornamentais; Reutilização de garrafas e latas; Mestre de Cerimônias para Eventos Públicos; Primeiros Socorros; Como montar bancos comunitários para fortalecimento da economia solidária; Como proteger e evitar perda de informações em seu smartphone Android.

IncluiIF – Estão previstas também mesas-redondas, palestras e seminários sobre temáticas de inclusão social. Confira a programação: Adaptações Digitais para Pessoas com Deficiência Visual, com a Profª Bianca Della Libera e a Profª Vanessa França da Silva – Instituto Benjamim Constant (IBC); Preparação de Unidades Didáticas para o Ensino do Português como Segunda Língua para Surdos, Profª Cristiane Nascimento/UnB.

Palestras - História da Deficiência e Autonomia do Autismo – Amanda Paschoal/Movimento do Orgulho Autista do Brasil (MOAB); Autismo, possibilidades de Intervenção – Maria Elisa Granchi Fonseca/MOAB; Desafios para Educação do Aluno com Deficiência Visual – Prof. Dr João Ricardo Melo Figueiredo/Instituto Benjamim Constant; Processos de Aprendizagem Linguística e Desenvolvimento com Pessoas Surdocegas – Profª Drª Fátima Ali Abdalah Abdel Cader Nascimento/SEEDF; e Tradutor Intérprete Educacional: práticas e perspectivas – Prof. Neemias Gomes Santana/UnB.

Mesas-Redondas - A Produção de Objetos Digitais de Aprendizagem na Educação de Surdos – Prof. Dr Bruno José Betti Galasso e Prof. Dr Dirceu Esdras Teixeira/INES.

Destaque para o VII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva com: Seminário Nacional sobre Autismo; Encontro do Núcleo de Assistência ao Portador de Necessidades Especiais (Napne); Encontro de Tradutores e Intérpretes do IFB; e o Encontro de Educação e Direitos Humanos do IFB.

*Esses eventos serão certificados com carga horária referente às atividades.

Rodas de Conversas - Debate descontraído sobre temas da atualidade com convidados especiais, com duração média de 40 minutos, para o público jovem. Destaque para o Fotojornalismo com o convidado de abertura, fotógrafo Roberto Stuckert, no dia 7/7. Repórter fotográfico desde os 18 anos, vencedor do prêmio Esso de Jornalismo em 2007. Também haverá um diálogo sobre Fake News na contemporaneidade, junto com o veículo de mídia alternativa Mídia Ninja.

Festival de Arte e Cultura - Intensa programação cultural com espetáculos de Artes Digitais, Integradas, Dança, Teatro, Música e Mostra de Filmes. Atrações confirmadas no Palco Principal: Documentário – Mulheres Mil, Instituto Federal da Paraíba; Musical – Mais uma Geni, Instituto Federal de Pernambuco; Dança – BlasFêmea, Instituto Federal de Goiás; e ReViVa 80: O Rock como Manifestação Social, Instituto Federal de Tocantins.

IV Festival de Filmes de Curta-Metragem do IFB - Estudantes da Rede Federal de todo o país puderam se inscrever. É uma oportunidade de a comunidade acadêmica e os profissionais da área fomentarem uma cultura audiovisual e suas interfaces didáticas e criativas. Na última edição, mais de 40 filmes de 3 a 10 minutos foram selecionados de alunos e ex-alunos dos Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Entre os filmes inscritos, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com 18 filmes produzidos; o Instituto Federal de Brasília (IFB), com 11 filmes; e 7 produções do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Seminário de Educação Profissional e Tecnológica - Em tempo de discussões sobre o ensino médio, o seminário aborda a qualificação para o mundo do trabalho e a expansão da educação a distância. Profissionais de todo o país estarão no Centro de Convenções para debater e discutir questões no II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado; IV Fórum em EaD; Seminário do Mestrado Profissional de EPT (ProfEPT).

Fábrica de Ideias Inovadoras - Apresenta mais de 30 protótipos de inovação criados pelos estudantes do IFB: Calçado carregador de bateria; Frozen Yogurt funcional de Kefir; Musaflor – geleia do umbigo da bananeira; Simulador de Audição; Móveis de Pallets; Móveis Digitais; e muitos outros.

Quer saber mais? Acesse o site do ConectaIF 2018 e organize a sua agenda: conectaif.ifb.edu.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Federal de Brasília (IFB)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br