LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Na abertura da Reditec, presidente do Conif destaca futuro da Rede Federal em ano de definição política

A 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018) foi aberta oficialmente na noite dessa segunda-feira, 10/9, no Rio de Janeiro, na cidade de Búzios. Na solenidade, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, ressaltou a importância de, pela primeira vez, a Reditec assumir uma configuração internacional em toda a programação.

Durante o discurso, Roberto Gil, reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) fez questão de lembrar que é preciso pensar no futuro da educação profissional e como os alunos serão preparados para o mercado de trabalho cada dia mais desafiador, porém, sem esquecer do presente – momento de definição política para os próximos quatro anos, imprescindíveis para a consolidação e ampliação da Rede Federal. “Temos que assumir o compromisso diante da sociedade, mostrando o caminho político que será o melhor para nossas instituições, aquele que defenderá o propósito da nossa Rede, que hoje está entre as melhores do mundo”, disse.

Fizeram parte da composição de abertura o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo – anfitrião do evento; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Romero Portella Raposo Filho – que representou o ministro da Educação, Rossieli Soares; o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer – que representou o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC, Paulo Henrique Leão; o prefeito de Búzios, Henrique Gomes; o presidente do Unevoc, Shyamal Majumdar; a presidente do Colleges and Institutes Canada (CICan), Denise Amyiot; o presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, Antônio César Pereira Calil; o diretor-geral do campus Cabo Frio, Vitor Barbosa Saraiva, e a presidente do Grêmio Síntese campus Cabo Frio, Camile Paiva Gonçalves,.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, explicou que ao longo da Reditec, que vai até dia 14, reitores, pró-reitores, diretores, coordenadores, professores e estudantes terão a oportunidade de pensar e repensar o fazer educativo desafiado pelo presente, entretanto, com um olhar para o futuro. “A Reditec 2018 recebeu a missão de propor novas possibilidades e experimentações. O evento será um grande espaço de compartilhamento de práticas educativas, de fortalecimento entre instituições e gestores, formação de dirigentes e líderes, diálogo com outras redes educativas nacionais e internacionais. E será um marco na trajetória exitosa de expansão da Rede Federal”, declarou.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Romero Portella Raposo Filho, reconheceu os investimentos feitos nas instituições federais pelos governos anteriores. Ele recordou que é preciso lutar para mostrar que a educação profissional não pode ser considerada uma questão periférica e que é necessário trabalhar para que a Rede Federal alcance patamares mais elevados.

CPLP – Na Reditec 2018 foi entregue a premiação dos vencedores do Concurso “Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa ”, realizado pela Setec, em parceria com o Conif e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na categoria professor, os vencedores foram Antônio Henrique Ramos Tavares Silva, de Cabo Verde, e Neil Sérgio Queiroz dos Santos, da Escola Técnica da Marinha. Na categoria estudante, os premiados foram Vitor Emanuel Gonçalves, do campus Macaé do IFF, e Luquénio Morais João Pederneiro, de Angola.

Dez anos dos institutos federais – A data foi lembrada na cerimônia com a presença de Vinícius Bazenga Vieira, assessor de Comunicação Social do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), um dos autores do selo comemorativo dos dez anos dos institutos federais, cuja escolha foi feita por concurso. O servidor explicou a criação da marca que sintetiza a capilaridade da Rede Federal no País, também ressaltou a valorização dos técnico-administrativos.

Entrega de medalhas – Pela contribuição dada ao Ensino Profissional e Tecnológico, desde 2010, o Conif concede anualmente a Medalha de Mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva àqueles que se destacaram na prestação de serviços à Rede Federal.

Nesta edição, a medalha foi entregue aos ex-reitores José Eli Santos dos Santos (IFRS) e Paulo Roberto de Assis Passos (IFRJ). E, in memoriam, foi concedida a Osvaldo Cesares Pinto, ex-reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), sendo a condecoração entregue a esposa do ex-reitor, Carmem Lenira de Ávila Pinto. E o reitor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Renato da Anunciação Filho, recebeu a condecoração dedicada ao professor Anilson Roberto Cerqueira Gomes, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do IFBA. A posteriori, a comenda será entregue ao ex-reitores Francisco Nairton do Nascimento (IFTO) e Geovane Barbosa do Nascimento (IF Baiano).

Atrações diversas – Na solenidade de abertura, os participantes da Reditec assistiram à apresentação da Orquestra de Violões formada por alunos e do grupo vocal Freesom, ambos do IFF - Campos Centro; ao vídeo sobre o Instituto Federal Fluminense, que hoje reúne mais de 21 mil estudantes, 900 professores e 700 técnico-administrativos e ao vídeo de apresentação da série Tecno Pop – exibida a partir de novembro pela TV Escola, mostrando jovens de diferentes regiões do País que escolheram o ensino técnico para trilhar o futuro profissional.

Reditec – O evento é anual e reúne líderes dos institutos federais, centros federais de educação tecnológica, Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas às universidades. A reunião tem como objetivo debater o cenário atual da Educação e traçar políticas de gestão, consolidando projetos institucionais e parcerias. Neste ano, o tema da Reditec 2018 é “O Trabalho no Século XXI: Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966 - 7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br