LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Conif e Rede Federal: avanços internacionais

A internacionalização da Rede Federal revela-se, nos dias atuais, como uma estratégia para conquista e manutenção de espaços e de relações que contribuam para o avanço do modelo de ensino vigente. Por essa razão, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio da Câmara de Relações Internacionais e do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), tem trabalhado para que a educação profissional e tecnológica brasileira se faça presente em diferentes cenários.

Na 90ª Reunião Ordinária do Conif, o coordenador da Câmara, Jefferson Manhães, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), a assessora de Relações Internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira Batista, e o coordenador de Relações Internacionais, João Paulo Guerra Rotelli, apresentaram a conjuntura de cooperação com o Canadá, a Austrália, Moçambique e também com o banco Santander.

Uma das boas notícias é que o Colleges and Institutes Canada (CiCan) definiu uma nova edição do Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil. O edital, com a oferta de cinco vagas para os estudantes da Rede Federal, deve ser lançado até o fim deste mês.

Em relação à Austrália, Manhães e os assessores avaliaram a participação da comitiva brasileira – formada por representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conif e dos Institutos Federais – no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) ocorrido em outubro, em Melborne.

Segundo a assessora Ana Carolina, o modelo de pesquisa aplicada adotado pela Rede Federal foi visto como um caso de sucesso, resultando em um outro patamar de relacionamento. “O Departamento de Educação da Austrália deverá compartilhar conosco como eles têm trabalhado a questão da soft skills no currículo educacional, e, ao mesmo tempo, estão interessados em conhecer melhor o modelo de pesquisa aplicada desenvolvido na Rede, ou seja, iniciamos um novo formato de cooperação norte-sul”, declarou.

No que diz respeito ao Programa de Formação de Formadores Moçambicanos, eles informaram que a segunda edição da iniciativa está em andamento e que a avaliação do programa está prevista para o dia 17 de dezembro, em Brasília. Já as ações nas áreas de Construção Civil e Hospitalidade e Lazer foram transferidas para 2019, pois dependem de financiamento do Banco Mundial. Eles explicaram ainda que estão em negociação possíveis acordos com a Angola e Benin.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Durante a reunião, o representante do Conif na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Sérgio Francisco Loss, falou sobre a implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) na Rede Federal. A agenda definiu metas para a erradicação da pobreza, a proteção do planeta e a garantia de que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade nos próximos anos.

De acordo com Sérgio Francisco, com o intuito de dar visibilidade ao tema, sensibilizar a comunidade escolar e ajudar na promoção de projetos pertinentes às temáticas dos objetivos da ONU, as instituições da Rede Federal podem incluir, nos respectivos sites institucionais, os links sobre a Agenda 2030.

Relatório de Gestão – O secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia, aproveitou a penúltima reunião do ano para distribuir o Relatório de Gestão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relativo ao período fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018.

O documento condensa informações e dados referentes a ações políticas, manifestos públicos, trabalhos da área internacional, de integração da Rede Federal e também questões internas na gestão do ex-presidente do Conif, Francisco Roberto Brandão Ferreira, reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br