LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Pauta da 91ª Reunião do Conif inclui CNE, Connepi e Escola do Trabalhador

A conselheira de Educação Básica Aurina Oliveira Santana, uma das integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), participou da 91ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e afirmou que “a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica precisa ter maior representatividade no CNE”.

A conselheira, ex-reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e atual diretora-geral do campus Lauro de Freitas do instituto, explicou que o colegiado é complexo, não significando, por conseguinte, obstáculos para a presença e a expressão dos interesses da Rede Federal na esfera de discussões. Aurina Oliveira Santana respondeu a vários questionamentos dos reitores, enfatizando que o CNE está disponível para o diálogo permanente.

XII Connepi – Durante a última reunião de 2018, as reitoras do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Anália Keila Rodrigues Ribeiro, e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Veras Camelo, fizeram um balanço da 12ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizada de 27 a 30 de novembro, em Recife.

Organizado pelos dois institutos, o evento contou com 4.433 participantes, 1.826 artigos selecionados, além da promoção de palestras, miniconferências, cursos e atividades culturais. O próximo Connepi será realizado em Porto Velho, Rondônia.

Os reitores presentes na reunião também conheceram o projeto Escola do Trabalhador. O coordenador da iniciativa no Ministério do Trabalho (MTb), Geraldo Andrade de Oliveira, explicou que o projeto, com o intuito de oferecer Educação a Distância gratuita para desempregados, foi criado pelo órgão em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

“O projeto foi instituído dada a grande demanda de desempregados que hoje existem no País e que buscam qualificação profissional rápida e acessível. Diferentemente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o início dos cursos independe de quantidade mínima de alunos para formação da turma e permite a certificação imediata”, explicou.

Geraldo Andrade de Oliveira apresentou uma proposta de expansão do projeto que pode ser viabilizada tendo como parceiros o Conif e os Institutos Federais. A proposta prevê a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Conselho e o Ministério e que terá como contrapartida a elaboração do Mapa de Emprego dos IFs e Ofertas de Qualificação para Combate ao Desemprego, dentre outros pontos.

Atualmente, o projeto Escola do Trabalhador tem mais de 400 mil usuários cadastrados, mais de 600 mil matrículas efetivadas e a disponibilidade de 26 cursos em 12 eixos temáticos.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br