LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Estudantes da Rede Federal se destacam na seleção do PJM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa terça-feira, 11/12, o resultado da 5ª Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) e 50 alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram selecionados, sendo que desses, 12 ficaram em 1º lugar no respectivo Estado.

O mais votado do Ceará foi Francisco Hermeson de Souza Gomes. O estudante do curso Integrado de Petroquímica, do campus Caucaia, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), apresentou o projeto “Metamorfose Juvenil: um caminho a seguir no Mercado de Trabalho”.

A professora Isabel Cristina Carlos Ferro, de Língua Portuguesa, foi quem incentivou o adolescente a participar da iniciativa que todos os anos atrai milhares de estudantes. Para ser eleito, Francisco Hermeson contou com o apoio de muitos colegas e professores do campus, que se engajaram na campanha e divulgaram o período e os critérios de votação. Agora, ele se prepara para conciliar as atividades do PJM com os estudos.

"Para 2019 eu espero poder ajudar outros estudantes e continuar estudando e conciliando as atividades que eu já faço aqui no campus", planeja ele, que também é integrante do Grêmio Estudantil do campus Caucaia.

Depois de um processo seletivo com seis etapas, agora jovens do 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado representarão o Brasil no Mercosul durante dois anos. Em 2018, com a temática “O ensino médio que queremos”, o PJM ofereceu 27 vagas.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é um dos parceiros da iniciativa que tem o intuito de estimular o diálogo e o debate sobre temas relacionados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gêneros, integração regional e trabalho.

Clique aqui e consulte o resultado da seleção.

PJM – O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC).

Segundo o MEC, na última edição, participaram apenas jovens dos países membros do Mercosul, sendo 27 brasileiros, 26 argentinos, 18 paraguaios e 19 uruguaios.

Os encontros são realizados na sede do Mercosul em Montevidéu, em uma data que coincida com a reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br