Os Polos de Inovação instituídos na Rede Federal em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) receberam aviação positiva da empresa no que diz respeito às pesquisas e ações desenvolvidas para o desenvolvimento e inovação no País.
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 20/3, os polos de inovação instituídos na Rede Federal em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) receberam aviação positiva da empresa no que diz respeito às pesquisas e ações desenvolvidas para o desenvolvimento e inovação no País.
O panorama geral do trabalho das unidades foi apresentado em reunião realizada nesta quarta-feira, 20/3, entre o presidente e o vice-presidente Administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), respectivamente, Jerônimo Rodrigues da Silva, e Virgílio Augusto Sales Araripe, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, e o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães.
Dos nove Polos de Inovação da Rede, quatro - os dos Institutos Federais da Bahia (IFBA), Minas Gerais (IFMG), Espírito Santo (Ifes), e Fluminense - encontram-se em consolidação, tendo sido aprovados na avaliação de dois anos e recredenciados até 31 de dezembro de 2021. O do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi aprovado na avaliação de dois anos e já se transformou em uma unidade Embrapii. Os outros quatro - as unidades dos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), de Santa Catarina (IFSC), da Paraíba (IFPB) e Goiano (IFGoiano) – em fase de estruturação, foram aceitos na avaliação probatória (12 meses).
Resultados de destaque - O cenário apresentado pela Embrapii apontou ainda o valor acumulado de R$ 40 milhões na contratação de projetos, tendo sido tiradas do papel 102 propostas, envolvido 93 empresas e contabilizados 17 pedidos de propriedade intelectual.
Já no que se refere à participação dos estudantes nas iniciativas, a Rede contou com a atuação de 414 discentes nas pesquisas e ações, sendo 27 deles jovens do ensino técnico, o que, segundo o reitor Jadir José Pela “é um grande diferencial que a Rede apresenta em comparação com outras instituições.”
Na avaliação a Embrapii também ressaltou os altos índices de cumprimento de metas pelos Polos de Inovação credenciados em 2015 e destacou, dentre os inúmeros projetos, os listados abaixo:
- Modelo de Aprendizagem de Autonomia, Integração com Telemedicina, Acompanhamento em Tempo Real de Pacientes em Ambiente Hospitalar e Sistema de Monitoramento de Trânsito (IFCE);
- Jiga Teste para equipamento de Raio X Odontológico (IFPB);
- Plataforma de Gestão, Foco LED, Analisador de Incubadoras e Simulador para Estudos de Patologias Cardíacas (IFBA);
- Detecção Espectral em Soja (IFGoiano);
- Reaproveitamento de Energia e Instrumentação de Equipamento (IFFluminense);
- Agrupamento de Usinas Fotovoltaicas, Armazenamento de Energia em Baterias de Íons de Lítio, Manutenção Preditiva de Motores Elétricos (IFSC).
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204