LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Conif participa de debate sobre Educação a Distância

Unirede 2Na última década, a Educação a Distância (EaD) teve um grande avanço no Brasil. De 2011 a 2015, o crescimento foi de 51%, segundo o Censo EAD.BR da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A expansão dessa modalidade de ensino é um desafio para as instituições públicas na visão do reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Uberlando Tiburtino Leite.

O assunto é tema do Seminário Nacional da Associação Universidades em Rede (UniRede), que tem a participação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), representado pelo reitor do IFRO, um dos componentes da mesa-redondaPerspectivas, desafios e políticas para a Educação a Distância Pública Brasileira”, na tarde da quarta-feira (5/6).

“É de grande interesse da Rede Federal discutir os desafios e as possibilidades inerentes à educação profissional a distância. Estarmos inseridos neste contexto nos ajuda a conhecer as oportunidades e superar desafios e resistências”, disse Tiburtino. Durante sua fala, apresentou números e informações dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II.

Além do representante do Conif, participou da mesa-redonda o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Marcus Tomasi, que chamou atenção para a institucionalização da EaD no País. “As instituições particulares estão a nossa frente quando falamos em EaD. Temos um comportamento tímido ainda. Precisamos buscar parcerias com os governos, parar de atender demandas pontuais, agir em rede, levando cursos a quem tem interesse, e expandir a oferta”, destacou.

O encontro ainda teve a participação do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Reinaldo Centoducatte, e do presidente da UniRede, Alexandre Martins. A programação começou nessa terça-feira, 4/6, no auditório do edifício-sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) da Universidade de Brasília (UnB).

Nesta quinta-feira, 6/6, os integrantes do seminário participarão de audiência pública sobre a EaD na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “A educação a distância é uma realidade e não é possível exclui-la das políticas públicas. Por isso, é importante as instituições de ensino dialogarem com o Legislativo, que é quem pode intervir e ajudar a consolidar esse modelo”, ressaltou Uberlando.

Rodada técnica – O segundo dia do seminário teve ainda a participação da professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Vanessa Battestin em uma mesa-redonda que abordou experiências, desafios e dificuldades para a institucionalização da EaD no setor público brasileiro.

Seminário – O evento tem como objetivo promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões entre as instituições públicas de ensino superior associadas à UniRede e contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.

UniRede – Criada em 1999, a UniRede congrega e representa instituições públicas (universidades federais e estaduais, e instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica) com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da EaD, contribuindo com a pesquisa, produção e difusão do conhecimento científico.

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br