LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Experiência exitosa do IFRJ é compartilhada com o Pleno do Conif

CNF 0161Em 2017, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) foi procurado por representantes do Centro Peruano de Estudos Governamentais (CEPEG) para uma parceria na área de gestão pública. A cooperação entre as instituições nasceu com o intuito de capacitar servidores públicos do Peru com as expertises trabalhadas em sala de aula por professores do IFRJ.

Uma turma piloto – curso de gestão ambiental – foi formada no mesmo ano. A partir disso, o projeto foi aperfeiçoado e será retomado em setembro deste ano com turmas na área de gestão pública. A experiência, que já é considerada exitosa por ambas as partes, foi apresentada no segundo dia da 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.

A iniciativa não gera custos para a instituição brasileira. A seleção dos alunos – todos servidores públicos peruanos –, os custos com passagem, hospedagem e alimentação ficam por conta do CEPEG. O instituto oferece a formação dos profissionais em cursos com turmas de 15 alunos e duração média de 40 horas-aula. “Nosso maior ganho vem da parceria em si. Ser reconhecido dentro e fora do País como uma instituição referência na formação de profissionais em gestão governamental”, afirmou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Na oportunidade, o diretor acadêmico do CEPEG, Victor Paima Ludeña, mostrou mais detalhes do projeto. Segundo ele, o Peru possui cerca de dois milhões de servidores públicos e há uma necessidade de melhorar a qualificação e eficiência desses profissionais. “Iniciamos uma reforma administrativa no país há alguns anos. Nesse período, já conseguimos capacitar mais de 63 mil servidores. Ainda há muito a ser feito e encontramos em nossos vizinhos, como o Brasil e o Chile, parceiros para ajudar a viabilizar essas mudanças estruturais”, destacou.

Outra medida defendida pelo gestor é o incentivo à aprendizagem da língua portuguesa. “O idioma ainda é um fator que limita o maior intercâmbio de profissionais entre Brasil e Peru. Precisamos superar esse desafio também. Então, a parceria vem com essa possibilidade de ser um incentivo a misturarmos nossas culturas e fortalecer a América do Sul”, completou.

O presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, elogiou o projeto e colocou a Câmara Relações Internacionais do Conselho à disposição para dialogar sobre a expansão da parceria na Rede Federal.

Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br