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Cresce oferta de programas e cursos de pós-graduação na Rede Federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contabiliza a oferta de 184 programas e cursos de pós-graduação. Os números integram um mapeamento feito pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O documento mostra a dimensão de programas e cursos no âmbito das instituições da Rede e como eles, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), despertam o olhar criterioso da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e atraem estudantes em todo o Brasil.

Segundo o secretário do Forgop, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF), Vicente Oliveira, “a Rede computa 639 cursos de pós-graduação lato sensu, sendo 15 na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, ainda, números expressivos nas ofertas stricto sensu. E o ProfEPT está presente em 40 instituições, sendo considerado o maior programa da área de ensino da Capes.”

Ainda de acordo com o secretário do Fórum, o estudo será apresentado e discutido pelo Pleno do Conif, preferencialmente na presença do presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, e da diretora de Avaliação, Sônia Baó.

Em junho deste ano, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, Marcelo Bregagnoli, se reuniu com representantes da Capes. Na ocasião, ele ressaltou que o diálogo é imprescindível para que os projetos da Rede estejam em consonância com as diretrizes da Coordenação nos planos nacional e internacional.

Confira abaixo dados do levantamento:

* Catarina Rosa Xavier – Estudante do curso de Design de Produtos do IFF

Livro – Na 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017), realizada de 20 a 23 de novembro em João Pessoa (PB), o Forpog lançou o livro “Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

A obra, organizada pelo professor Ruberley Rodrigues de Souza do Instituto Federal de Goiás (IFG), é dividida em sete partes: introdução, pesquisa, inovação, internacionalização, pós-graduação e perspectivas futuras, tendo contado com a colaboração de pesquisadores/autores que revelaram, nas quase 300 páginas, a evolução da produção acadêmica na Rede Federal.

Pós-graduação – No Brasil, a pós-graduação divide-se em duas vertentes: lato sensu e stricto sensu. A primeira refere-se à especialização e inclui os cursos de Master Business Administration (MBA), caso em que os estudantes obtêm certificado.

Já a segunda destina-se a programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado abertos a candidatos graduados e que atendam às exigências das instituições de ensino. Ao fim do curso é entregue um diploma.

 

Bárbara Bomfim

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