LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Marco Legal da Inovação e internacionalização são temas de eventos paralelos à 9ª OBAP

CNF 0511Enquanto alunos participavam de provas práticas, dois eventos paralelos marcaram a programação da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), no segundo dia de competição. Na primeira parte da manhã, ocorreu a palestra "Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação", ministrada pela procuradora Diana Guimarães Azin, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na sequência, houve uma reunião entre representantes das delegações estrangeiras e instituições brasileiras para debater possíveis parcerias.

A reunião intitulada "Perspectivas para a cooperação entre as instituições de educação agrícola na América Latina e países de língua portuguesa" foi composta por apresentações de instituições de educação científica e tecnológica de diversos países, como Argentina, Uruguai, Colômbia e Angola.  A ideia foi apresentar as linhas de ação de cada um, eixos estratégicos e potencialidades de cooperação internacional.

 "Esse momento é muito importante para que possamos conhecer o que os países da América Latina e alguns da África têm a respeito da educação profissional. A partir das apresentações vamos definir um cronograma de assinatura de compromissos e cooperações entre os países e estabelecer ações de mobilidade acadêmica, formação de professores, entre outras. Acredito que a partir de agora toda edição da OBAP contará com um momento como esse na programação", destacou o presidente do Conselho Nacional das Instituições Federais (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva.

Citando exemplos de projetos e experiências bem-sucedidos na área de inovação ocorridos no âmbito do IFCE, a procuradora discorreu sobre os desafios e vantagens de se estruturar um ambiente especializado e cooperativo de inovação nos Campi. Professores e gestores presentes interagiram apresentando suas dúvidas e falando sobre como a temática é tratada em suas respectivas instituições.

O Marco Legal traz diretrizes que ajudam a viabilizar a integração entre a academia e o setor produtivo, mas ainda é algo novo. Segundo o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e idealizador da palestra, Odacir Zanatta, essa é a razão para abordar o assunto e trazer uma especialista no assunto. "Em um momento em que o país atravessa uma séria crise econômica, com recursos cada vez mais escassos para a educação, torna-se necessária a busca de parcerias com outras instituições públicas e instituições privadas. Para que as atividades de pesquisa, extensão e inovação sejam garantidas", ressaltou o reitor.

Ana Carolina Pimenta

Assessoria de Comunicação

Instituto Federal do Paraná (IFPR)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br