Reitora do IFC é reconduzida ao cargo

Fotos Luis FortesMEC3O ministro da Educação, Abraham Weintraub, reconduziu ao cargo de reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), professora Sônia Regina de Souza Fernandes, nesta terça-feira, 28/1. A cerimônia, que marcou o início do novo mandato, foi realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Eleita para o quadriênio 2020-2024, a gestora obteve 35,2% dos votos da comunidade acadêmica em consulta realizada no dia 4 de setembro de 2019.

Em seu discurso de posse, a reitora apresentou um panorama da atual situação do IFC e um breve histórico da educação profissional e tecnológica no País.  Sônia Regina também falou de seu compromisso com a ampliação do acesso, permanência e êxito dos discentes. “São desafios importantes e que nos darão uma perspectiva de melhorar a equidade na sociedade”, defendeu.

Outro ponto abordado pela professora, que em fevereiro assumirá a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi a importância da manutenção da democracia no processo de escolha de dirigentes das instituições federais de ensino. “Minha fala também vem nessa direção, de defendermos uma educação que é referência, pública e gratuita. A sociedade tem um bom retorno quando se investe em educação”, ressaltou. 

Weintraub elogiou a gestão do Instituto Federal Catarinense e disse que o ministério está comprometido em aumentar o número de estudantes na educação profissional. “A educação pública não é gratuita, a população paga por ela. Por isso, é essencial conhecer os números”, explicou. Ele destacou também a importância dos institutos federais. “O número de vagas em instituições de ensino técnico vinha caindo. Já estiveram em 2 milhões e passou para 1,8 milhão. Nosso objetivo é aumentar para 3,4 milhões”, afirmou.

O secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima, também participou da cerimônia, que deu posse ao reitor da Universidade Federal do Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo. Estiveram presentes ainda os reitores Luciana Miyoko Massukado (IFB), Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC – vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif), Paulo Henrique Gomes de Lima (IFPI), Rafael Barreto Almada (IFRJ) e Willian Silva de Paula (IFMT).

Minicurrículo – Sônia Regina de Souza Fernandes é graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS). Docente do Instituto Federal Catarinense, coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o setor de Ensino Superior. Foi coordenadora do Câmara de Ensino do Conif.

Com informações do Ministério da Educação (MEC)
Fotos: Luis Fortes/MEC

Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br