MEC investe na criação de mais de 100 laboratórios de prototipagem na Rede Federal

Os novos espaços, denominados Lab IF Maker, vão permitir aprendizagem de forma mais prática e ativa integrando novas tecnologias e a sala de aula, proporcionando habilidades importantes para contribuir com a construção do conhecimento de forma ampla.

O aprendizado pode sair do campo teórico de ideias e tomar a forma de um produto ou um objeto quando o estudante conta com ferramentas, impressoras 3D, scanner 3D, CNC Laser, Kit Robótica Arduino e Lego, entre outros equipamentos. Para que essa seja a realidade para mais estudantes de educação profissional e tecnológica de todo o País, o Ministério da Educação (MEC) lançou um edital que vai possibilitar a criação de laboratórios de prototipagem em todas as 41 instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A partir do investimento de R$ 25 milhões em dois anos, serão criados ao menos 113 laboratórios de prototipagem, chamados Lab IF Maker. Ao investir na implementação dessas novas estruturas, o MEC quer incentivar as instituições a adotarem metodologias mais ativas, em que o estudante assume o protagonismo do processo de ensino/aprendizagem, e aprende fazendo.

O edital estabelece um processo em que as instituições da Rede Federal apresentam suas propostas para a estruturação dos Lab IF Maker. O processo de seleção ocorre em duas fases. A primeira, com inscrições já abertas e que vão até o dia 30 de junho, se destina à implementação dos novos laboratórios, que já começam a funcionar neste ano. A segunda etapa, que ocorrerá em 2021, vai ter foco na ampliação das estruturas já existentes.

Na primeira etapa, cada instituição pode apresentar até três projetos de implementação de Lab iF Maker, em diferentes unidades. Cada um deles deve comprovar seu caráter multidisciplinar, sua capacidade de interagir com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. Além disso, o projeto deve apresentar como vai contribuir no fortalecimento da cultura do learning by doing, aplicado às diversas áreas do conhecimento dentro da unidade em que será instalado.

Para conhecer mais detalhes sobre o processo de seleção, seus requisitos e cronograma, clique aqui para acessar o edital completo.

Informações do Ministério da Educação (MEC)

Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

 

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br