Conif publica protocolos de volta às aulas na Rede Federal

ebookEm meio a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou a reavaliar e planejar como será o processo de retomada de suas atividades laborais e acadêmicas. Nesse processo, as instituições têm mantido seu compromisso de entregar à comunidade acadêmica e ao País uma educação de qualidade e inclusiva.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que congrega os 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, preparou uma série de diretrizes para a elaboração de planos de contingência das instituições nesses processos de retorno às atividades. O documento fornece diretrizes para retorno da rotina acadêmica reduzindo os riscos de potencial transmissibilidade viral.

“Trata-se de um compilado de informações, orientações, modelos e sugestões de ações voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela crise sanitária. Pretendemos que ele auxilie essas instituições na retomada das atividades acadêmicas e administrativas, em um “novo normal”, garantindo a segurança e a produtividade institucional”, destaca o presidente do Conselho e reitor do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes), Jadir José Pela.

Jadir ressalta também que a situação é nova para todos e os parâmetros oficiais tem sofrido alterações e se aperfeiçoado com frequência e, por isso, o documento poderá ser atualizado em consonância com as futuras descobertas científicas e recomendações dos órgãos competentes.

O documento foi construído por um grupo de trabalho com os reitores Aécio José Duarte (IF Baiano), Carlos Guedes (Ifal), Elaine Cassiano (IFMS), Jerônimo Rodrigues (IFG), Maria Leopoldina Veras (IF Sertão-PE), Rosana Cavalcante (IFAC), Ruth Sales (IFS) e Sônia Regina de Souza (IFC). A equipe teve apoio, durante o processo, das Câmaras Temáticas do Conif.

O documento está disponível para consulta e download.

Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br