Parceria entre MEC e Anprotec vai fomentar espaços de empreendedorismo e inovação da Rede Federal

WhatsApp Image 2020 07 28 at 15.54.08O desenvolvimento de ambientes promotores do empreendedorismo e da inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será o mote da parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que será lançado no dia 30 de julho. A solenidade será transmitida via streaming e vai começar às 15h, no horário de Brasília.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir Jose Pela, vai participar do evento por chamada de vídeo.

O principal objetivo da parceria, que será lançada no âmbito do programa Novos Caminhos, vai ser a promoção de ambientes ligados ao empreendedorismo e a inovação na Rede Federal. Esse processo será dividido em três etapas. A primeira será o de diagnóstico, que vai dizer a vocação natural da instituição, para descobrir, por exemplo, se ela tem uma atuação forte, com fomento a espaços maker, desenvolvimento de pesquisas ou criação de incubadoras.

A capacitação de gestores para atuarem nesses espaços e a implementação das ações são as duas etapas seguintes. Por envolver tantos atores, o lançamento será aberto a todos que tiverem interesse em trabalhar com esses ambientes, não sendo restrita ao âmbito de incubação de empresas. Participam da cerimônia ainda o secretário da Setec/Mec, Ariosto Culau, e o presidente da Anprotec, Francisco Saboya.

Parceria – O empreendedorismo na sociedade moldada pelo uso intensivo das novas tecnologias foi tema de um encontro virtual organizado pelo MEC em julho. O evento reuniu especialistas e teve um público formado principalmente por representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Durante o evento, Ariosto Culau mencionou a parceria e disse que o Ministério também definiu como um de seus projetos estratégicos a educação no mundo 4.0, com ações em diversas secretarias.

Ele ressaltou os editais lançados pelo Programa Novos Caminhos para promover iniciativas de inovação e empreendedorismo na Rede Federal e a expansão dos espaços maker, com laboratórios de prototipagem nas instituições de ensino da Rede.

Anprotec – Criada em 1987, a Anprotec reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. A Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.

Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br