LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Forti realiza workshop para aprimorar sistemas de gestão na Rede Federal

Com foco no aperfeiçoamento dos sistemas de gestão utilizados pelas instituições, começou nesta terça-feira, 26/3, o “Workshop: A Implantação e Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão nos 10 anos de Rede Federal” na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.

Durante dois dias, o evento – organizado pelo Fórum de Tecnologia da Informação (Forti) do Conselho – reúne gestores de Tecnologia da Informação (TI) das instituições da Rede e também representantes dos Fóruns de Dirigentes de Ensino (FDE), de Desenvolvimento Institucional (FDI), de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e de Pró-Reitores de Extensão (Forproext).

O aprimoramento do Sistema Unificado de Administração Púbica (Suap), dos Sistemas Integrados de Ação (SIG) e dos sistemas estruturantes do governo motivou a realização da programação, que ocorre pela primeira vez em dez anos de atuação dos institutos federais.

Para o diretor de TI do Instituto Federal de Goiás (IFG) e coordenador da Comissão de Sistemas do Forti, Douglas Rolins de Santana, o workshop viabiliza a troca de informações em busca de soluções colaborativas e compartilhadas, além de que se faz necessário dada a constatação de que, ao longo de uma década, muitos institutos desenvolveram funcionalidades semelhantes.

“A demanda cresceu muito e, com o intuito de diminuirmos o retrabalho, resolvemos aproximar as áreas, com a intermediação do Forti, e, assim, ampliar conhecimentos e possibilidades de trabalho colaborativo para a implantação e desenvolvimento dos sistemas e suas novas funcionalidades”, explicou.

Divididos em dois grupos, um voltado para a discussão do Suap e o outro para a do SIG, os participantes pretendem sair do encontro com duas metas: uma sugestão de propostas e um plano de trabalho para melhorias dos sistemas – este último a ser apresentado na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de 2019.

Além Douglas Santana, o evento foi aberto pelo coordenador da Comissão de Infraestrutura do Forti e diretor de TI do Instituto Federal do Pará (IFPA), Paulo Henrique Bezerra, e pelo coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal (CGPOG) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Weber Tavares Silva Júnior.

Forti – O Fórum de Tecnologia da Informação tem como escopo assessorar a Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif. Dividido nas comissões de Sistema, Infraestrutura, Capacitação e Gestão, o Forti é composto por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br