LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Presidente do Conif participa de encontro com equipe do Forti

Os integrantes do Fórum de Tecnologia da Informação (Forti) trabalharão no aprimoramento e desenvolvimento de propostas para os principais sistemas de gestão da Rede Federal. Dois projetos foram elaborados e seus resultados serão apresentados durante a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de 2019.

Mudanças no modelo de desenvolvimentos de sistemas na rede foram propostos durantes dois workshops realizados nesta semana, em Brasília. O WSIG – Workshop do Sistema Integrado de Gestão (SIG) foi conduzido pelo coordenador da Comissão de Infraestrutura do Forti, Paulo Henrique Bezerra (IFPA). O WSUAP – Worskshop do Sistema Unificado de Administração Púbica (Suap) teve liderança do coordenador da Comissão de Sistemas do Fórum, Douglas Rolins de Santana (IFG). Os projetos propostos estão relacionados a temas estratégicos (acesso, permanência e êxito para o SIG e Plano de Ensino para o Suap).    

Segundo o coordenador da Comissão de Sistemas do Forti e diretor de TI do Instituto Federal de Goiás (IFG), Douglas Rolins de Santana, para a elaboração das propostas, foram criados dois grupos formados por representantes das instituições que fazem uso de cada um dos sistemas. “Agora, o trabalho será feito de maneira colaborativa entre as intuições, seguindo as pautas estratégicas apontadas pelo Conif [Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica]”, explica.

As atividades resultaram do “Workshop: A Implantação e Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão nos 10 anos de Rede Federal”, realizado na sede do Conif, em Brasília, nos dias 26 e 27 de março. A pertinência do evento foi endossada pelo presidente do Conselho, Jerônimo Rodrigues da Silva, que ressaltou a importância da atuação conjunta.

“A rede teve um crescimento exponencial nesses dez anos e algumas questões não acompanharam, como a de recursos. As tarefas em rede ajudarão a reduzir os retrabalhos e economizar recursos”, disse o presidente que, na oportunidade, colocou o Conselho à disposição do Fórum e parabenizou o grupo pela organização dos trabalhos, que devem ficar prontos até o mês agosto.

Workshop O encontro reuniu gestores de Tecnologia da Informação (TI) das instituições da Rede e também representantes dos Fóruns de Dirigentes de Ensino (FDE), de Desenvolvimento Institucional (FDI), de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e de Pró-Reitores de Extensão (Forproext).

Forti – O Fórum de Tecnologia da Informação tem como escopo assessorar a Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif. Dividido nas comissões de Sistema, Infraestrutura, Capacitação e Gestão, o Forti é composto por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br