LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Gestores do Forti participam de capacitação na Escola Superior de Redes

CNF 0400A Escola Superior de Redes (ESR) ofertou os cursos de Design thinking e Fundamentos de Scrum a gestores do Fórum de Tecnologia da Informação (Forti), que é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os cursos tiveram duração de 16 horas e as aulas ocorreram na quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril, em Brasília.

De acordo com o coordenador do Forti, André Gustavo Duarte de Almeida, a iniciativa é uma oportunidade para os gestores agregarem conhecimento e compartilhar novos aprendizados em suas áreas. “É uma oportunidade de pensarmos soluções para a Rede Federal em conjunto. Ambos os cursos nos estimulam a sermos mais inovadores, o que é uma das premissas das nossas instituições”, ressaltou.

O curso de Fundamentos de Scrum trabalha o desenvolvimento de metodologias ágeis, que melhoram o desenvolvimento de projetos de maneira inovadora. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM), o aprendizado vai ajudar a alinhar as necessidades e agregar mais valor às soluções tecnológicas que são desenvolvidas. “É uma metodologia de vanguarda e muito importante que a Rede Federal saia na frente no uso dela”, disse.

O Design thinking é uma ferramenta muito difundida entre empreendedores devido a sua capacidade de fomentar inovações. Para a diretora de Tecnologia da Informação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), esse é o tipo de curso que todo gestor deveria ser incentivado a fazer. “Pensar em soluções sustentáveis e inovadoras têm se mostrado muito importante, principalmente em um momento em que os recursos financeiros são limitados. É um conhecimento de fácil expansão e que vai representar muitos ganhos para a Rede”, ressaltou.

Ligada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a ESR é parceira das instituições da Rede Federal e conhecida por promover a capacitação de desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Forti – O Fórum de Tecnologia da Informação tem como escopo assessorar a Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif. Dividido nas comissões de Sistema, Infraestrutura, Capacitação e Gestão, é composto por um representante de cada instituição da Rede Federal.

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7201

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br