Luiz Souza Costa Filho, professor e engenheiro civil do Campus Cáceres do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), criou uma válvula hidráulica com comando de fechamento deslizante que otimiza o uso do chuveiro e apresenta, entre os diferenciais, economia para instalação, conforto aos usuários e aspectos ergonômicos que favorece a acessibilidade para pessoas com deficiência. O produto inédito foi desenvolvido com base em pesquisa de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com orientação do professor José Gilberto Dalfré Filho, doutor e pós-doutor em Engenharia Civil, e coorientação do professor Paulo Vatavuk, doutor e pós-doutor em Engenharia Mecânica.
Com o depósito de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na categoria Modelo de Utilidade, realizado pela Agência de Inovação Tecnológica do IFMT em conjunto com a Unicamp foi assegurado os direitos autorais pelo produto. Segundo Luiz, a partir do objetivo de produção em larga escala e disponibilidade do produto no mercado, já foi iniciado o diálogo sobre possível licenciamento de patente com uma empresa especializada e uma das líderes do segmento na produção de metais sanitários no Brasil.
“Nosso objetivo foi sempre desenvolver um produto e tecnologia que pudesse trazer benefícios e ser aproveitado pelas pessoas. Não ficar em prateleiras e estantes. Estamos em processo de negociação com uma empresa para produção em grande escala, já passamos a primeira etapa com sinal verde, agora outros protocolos estão sendo desenvolvidos. É a realização de um grande sonho”, afirma Luiz.
Entre as vantagens da válvula hidráulica criada pelo pesquisador sobre as válvulas existentes hoje no mercado está a economia nas instalações hidráulicas com a comprovação de um menor coeficiente de perda de carga, na ordem de 10 %, em comparação com as já existentes.
De acordo com os testes realizados, além do conforto ergonômico, acessibilidade às pessoas com deficiência e segurança aos usuários com a prevenção de choques mecânicos, o produto tem a possibilidade de fixação totalmente embutida na alvenaria ou em outra estrutura de vedação, bem como a facilidade de manutenção evitando quebra de alvenaria e revestimentos. Outra vantagem é a economia de espaço na área útil de boxes do banho. Segundo o pesquisador, essa maximização da área é em torno de 0,1 metros quadrados, por boxe, o que representa em um conjunto de 1000 casas, uma economia de área de 100 metros quadrados.
Incentivo à qualificação – Natural de Campo Grand (MS), Luiz é egresso da antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, hoje campus do IFMT, onde cursou o ensino médio e retornou, em 2010, após aprovação em concurso público para engenheiro civil. Ele é um dos primeiros quatro técnico-administrativos da instituição com incentivo à qualificação para doutorado.
Com 32 anos de profissão, Luiz aposta na inovação tecnológica para projetar o IFMT, Cáceres e Mato Grosso para o Brasil e o mundo. “Nós oferecemos educação de qualidade, com incentivo à pesquisa e à ciência. Esse e outros registros de patentes e invenções demonstram o universo de possibilidades que as instituições educacionais podem oferecer a sociedade, não só para bens de consumo, mas serviços e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirma.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
Pela primeira vez, desde a criação dos Institutos Federais, a 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2022 acontece no Norte do país, em Belém do Pará, de 07 a 10 de novembro de 2022, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
Com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”, a REDITEC é sediada este ano pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), cujo Reitor Claudio Alex Jorge da Rocha também ocupa a cadeira da presidência no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entidade que promove o evento com o patrocínio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), vinculado ao Ministério da Educação.
O objetivo é falar sobre a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociais, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil. O evento contará com a participação de mais de 800 gestores, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que se mobilizarão em debates e reflexões do papel, do alcance e das proposições para a diversidade regional que caracteriza a Amazônia e o Brasil, percorrendo fases da gestão, desde o planejamento, passando pela execução e chegando ao acompanhamento/avaliação, costurados com o fio da inclusão social.
O evento traz uma extensa programação, com mesas redondas, programações culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras. Embora o a REDITEC seja presencial, parte das atividades pode ser acompanhada por toda a comunidade acadêmica, pelo canal do IFPA no YouTube.
“Povos e Identidades na Educação Profissional”
Com dimensões continentais, o Brasil é atravessado por variadas realidades, climas e histórias. Histórias de um povo marcado pela diversidade, que tem a cultura como a maior riqueza da nação. O Brasil é único em sua multiplicidade. De norte a sul, cada região apresenta particularidades sociais, econômicas e humanas, compondo um país diversificado não só em sua configuração física, mas também nos aspectos culturais, étnicos e políticos.
Os Institutos Federais (IFs) nascem da necessidade de dar sustentação a um Projeto Nacional, baseado na soberania, democracia e inclusão social. Este projeto exige uma instituição comprometida com as políticas públicas, capaz de produzir tecnologia e profissionais dispostos a serem protagonistas desse processo.
Nesse contexto, para contribuir com o desenvolvimento do país, se faz necessário compreender e considerar toda essa diversidade, é por isso que, em 2022, a REDITEC traz como mote a inclusão, na perspectiva do tratamento das realidades próprias de todas as regiões do Brasil. E são esses aspectos que vão subsidiar as reflexões e proposições acerca da educação profissional, científica e tecnológica promovida pela Rede Federal.
Processo formativo
A proposta para 2022, é que os dirigentes da Rede Federal, motivados por essa temática, sejam mobilizados em debates e reflexões do papel, do alcance e das proposições para a diversidade regional que caracteriza a Amazônia e o Brasil. Dessa forma, a REDITEC 2022 se constitui como um espaço para que os gestores repensem o processo formativo de suas instituições, percorrendo as fases da gestão, desde o planejamento, passando pela execução e chegando ao acompanhamento, costurados com o fio da inclusão social.
Programação REDITEC 2022 também pode ser acompanhada pela internet
Nos próximos dias, a REDITEC poderá ser acompanhada não apenas pelo público presente no Hangar, mas também por toda a comunidade acadêmica, pelo canal do IFPA no YouTube. Toda a programação matutina, com mesas e palestras, além da conferência de abertura, o encerramento e, no período da tarde, experiências exitosas nas áreas de Ensino, Extensão, Internacionalização, Educação no Campo, Pesquisa & Inovação e Gestão.
Assista à programação on-line, clique aqui!
Veja a programação completa:
07/11/2022 – SEGUNDA-FEIRA – 1º DIA
AUDITÓRIO CENTRAL
17:30h às 18:30h - Cerimônia de Abertura
18:30h às 19:30h - Conferência de Abertura
Tema: Entre o Passado e o Presente: o lugar da Educação Profissional na Formação na Nação Brasileira
Reginaldo Leandro Plácido (IFC)
19:30h às 20:30h - Atração cultural - Arraial do Pavulagem
08/11/2022 – TERÇA-FEIRA – 2º DIA
AUDITÓRIO CENTRAL
09:00h às 10:30h – Palestra com foco no PLANEJAMENTO
Tema: Planejamento da Rede Federal: Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica
Tomás Dias Sant’Ana (SETEC)
10:30h às 12:00h – Mesa-redonda com foco no PLANEJAMENTO
Tema: Planejar para Agir: a gestão da inclusão em perspectiva
Mediador: Claudio Alex Jorge da Rocha (IFPA)
Marcilene Garcia de Souza (IFBA)
Pierlangela Nascimento da Cunha (IFRR)
Rosimeri Scalabrin (IFPA)
12:00h às 14:00h – Intervalo de almoço
AUDITÓRIO CENTRAL SUBDIVIDIDO
14:00h às 18:00h
Sala 1. Fórum de Desenvolvimento Institucional – FDI
Sala 2. Fórum de Gestão de Pessoas – Forgep
Sala 3. Relatos de Experiências Exitosas, com foco no ENSINO e na EXTENSÃO
Sala 4. Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – Forpog
Sala 5. Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação – Forti
Sala PARÁ – Fórum de Planejamento – Forplan
14:00h às 15:30h - Sala MULTIUSO CONIF – Reunião dos Diretores de Campus Avançado
9/11/2022 – QUARTA-FEIRA – 3º DIA
AUDITÓRIO CENTRAL
09:00h às 10:30h – Palestra com foco na EXECUÇÃO
Tema: Os Diferentes Olhares sobre as Identidades e os Territórios na Oferta EPT
Renato Peixoto Dagnino (UNICAMP)
10:30h às 12:00h – Mesa-redonda com foco na EXECUÇÃO
Tema: Agir para Transformar: fazeres necessários para garantir as Diversidades na EPT
Mediadora: Luzia Matos Mota (IFBA)
Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA)
Claudina Azevedo Maximiano (IFAM)
12:00h às 14:00h – Intervalo de almoço
AUDITÓRIO CENTRAL SUBDIVIDIDO
14:00h às 18:00h
Sala 1. Fórum de Dirigentes de Ensino – FDE
Sala 2. Fórum de Educação do Campo – Forcampo
Sala 3. Relatos de Experiências Exitosas, com foco na PESQUISA E INOVAÇÃO e na GESTÃO
Sala 4. Fórum dos Assessores de Relações Internacionais – Forinter
Sala 5. Fórum de Pró-Reitores de Extensão – Forproext
10/11/2022 – QUINTA-FEIRA – 4º DIA (ÚLTIMO)
AUDITÓRIO CENTRAL
09:00h às 10:30h – Palestra com foco no AVALIAÇÃO
Tema: Das Políticas de Avaliação à Avaliação dos Resultados na Rede Federal
Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo (UFJF)
10:30h às 12:00h – Mesa-redonda com foco no AVALIAÇÃO
Tema: Transformar e Mensurar: a avaliação como estratégia de consolidação e avanço da Rede Federal
Mediadora: Maria Leopoldina Veras Camelo (IF Sertão Pernambucano)
Carlos Artur de Carvalho Arêas (IFF)
Gustavo Henrique Moraes (INEP)
12:00h às 14:00h – Intervalo de almoço
AUDITÓRIO CENTRAL SUBDIVIDIDO
14:00h às 16:00h
Sala 1. Reunião dos Diretores Gerais da Região Norte
Sala 2. Reunião dos Diretores Gerais da Região Centro-oeste
Sala 3. Relatos de Experiências Exitosas, com foco na EEDUCAÇÃO DO CAMPO e na INTERNACIONALIZAÇÃO
Sala 4. Reunião dos Diretores Gerais da Região Sudeste
Sala 5. Reunião dos Diretores Gerais da Região Sul
Sala PARÁ – Reunião dos Diretores Gerais da Região Nordeste
17:15h às 17:45h - Encerramento
Anúncio da sede da REDITEC 2023
Superar uma década com muitos desafios e uma vontade enorme de crescer ainda mais. Esse é o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que comemoram, neste 29 de dezembro de 2019, 11 anos de existência.
Criados pela Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, hoje, 38 institutos ofertam educação pública, gratuita, de excelência e inclusiva em todo o País com um diferencial: a transformação de vidas.
São milhões de estudantes atendidos desde a formação inicial continuada até a pós-graduação, além do fomento de projetos de extensão e inovação alinhados com as necessidades da sociedade brasileira.
Coincidentemente, no dia 29 de dezembro, o professor Erick Viana também completa 11 anos, só que como professor no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
A história de Viana com a educação profissional e tecnológica começou quando ainda jovem, ele optou por fazer o curso Técnico em Edificações na antiga Escola Técnica de Alagoas.
“Com a experiência, criei laços afetivos e, por isso, já exercendo a docência na iniciativa privada, escolhi fazer o concurso para ingresso no IFPE”, conta.
O professor, graduado e pós-graduado em Administração, atuou nos campi de Ipojuca, Caruaru, Vitória de Santo Antão e, atualmente, está lotado no Campus Recife. Ele ocupou diversos cargos na Instituição e ministrou aulas de Gestão da Qualidade e de Negócios, Empreendedorismo, Planejamento Financeiro e Orçamentário, Relações Humanas no Trabalho etc.
“Em 11 anos, muitos acontecimentos marcaram minha história no Instituto. Eu implementei, junto com outros colegas, a Assessoria de Relações Internacionais do IFPE e o Programa Internacional Despertando Vocações, este, inclusive, ultrapassou os limites da Instituição e se transformou em um instituto”, declarou.
“Trabalhar na rede é ter uma função social relevante. O que vimos nos últimos 11 anos, não foram estudantes que se formaram, foram vidas sendo transformadas em um processo de inclusão social que eu nunca tinha experimentado na vida. Eu tive a oportunidade de ver isso dentro do IF. Desejo que nos próximos anos possamos fortalecer a identidade dos institutos e que as ações da rede possam continuar impactando e mudando vidas”, asseverou.
Quando a Lei nº 11.892 entrou em vigor, a Escola Agrotécnica Federal de Brasília (EAF) se transformou em Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) e um dos primeiros projetos da unidade foi a concepção do curso de Tecnologia em Agroecologia.
A proposta começou a ser delineada em 2009, logo após a criação dos IFs. O primeiro coordenador do curso, que passou a ser ofertado a partir de 2010, esclarece que a ideia surgiu da demanda de produtores rurais, movimentos sociais e ambientalistas do Distrito Federal (DF).
“Além desses atores, naquele momento, também houve uma forte articulação e parceria com o Ministério da Educação (MEC). A pasta compreendeu a importância de formar profissionais capazes de produzir alimentos e outros produtos agropecuários de maneira mais sustentável”, explicou Igor –engenheiro florestal e professor do Campus Planaltina.
O doutor em Geografia e mestre em Desenvolvimento Sustentável elucida ainda que o curso se baseia nos princípios da Agroecologia, integrando os conceitos ecológicos na produção de alimentos para eliminação de agrotóxicos e fertilizantes químicos nos processos produtivos. Os tecnólogos formados em Agroecologia podem atuar na elaboração, acompanhamento e manejo de sistemas de produção de alimentos, com o objetivo de torná-las mais sustentáveis.
“A primeira turma e as demais contabilizaram 40 estudantes. O Campus Planaltina é único do DF que oferta o curso de Agroecologia e, por isso, tem um papel muito importante a desempenhar. Nossa equipe cresceu, se capacitou e costuma se destacar em eventos nacionais. Como primeiro coordenador enfrentei muitos desafios, mas trabalhar na Rede Federal é tudo o que eu sempre quis”, falou Igor.
Segundas-feiras – Se os IFs foram criados na última segunda-feira do ano de 2008, Aline Ferreira da Cruz, assistente em Administração do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), tomou posse na segunda seguinte, exatamente em 5 de janeiro de 2009.
“Logo que me graduei, abriram vagas para o concurso e achei que seria uma boa oportunidade de trabalho. Fiz o Ensino Médio na Instituição, quando ainda era Centro Federal de Educação, e por isso, já tinha bastante familiaridade e admiração pelo lugar”, declarou.
Hoje, exercendo as atividades na Coordenadoria de Benefícios – ligada ao Departamento de Legislação e Normas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas –, a jovem elogia a rede pelo incentivo à capacitação de servidores. “Acho extremamente necessário que os servidores tenham a oportunidade de se capacitar, o acesso ao conhecimento é essencial para aprimorar e elevar a qualidade do serviço que oferecemos à população”, complementou.
Aline diz que a celebração dos 11 anos dos Institutos Federais é um momento importante para lembrar o quanto essas instituições cresceram com muita dedicação da comunidade escolar para, a cada dia mais, continuar ofertando educação pública, gratuita e de excelência.
“Desejo que os IFs prossigam cumprindo a missão que receberam e que a Educação pública seja vista com carinho e responsabilidade pelos governantes e pela comunidade. Sinto muito orgulho e felicidade de trabalhar numa Instituição que faz diferença na vida de tantas famílias e no desenvolvimento da nossa região. Acredito na educação como instrumento de transformação social e como servidora do IFSul, me sinto parte desse processo”, acrescentou.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230
Nessa quinta-feira, 19/12, foi empossada a nova reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Deborah Santesso Bonas. A cerimônia, realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, foi conduzida pelo ministro em exercício, Antonio Paulo Vogel.
Responsabilidade foi o termo que norteou o discurso da gestora na solenidade. Deborah comandará o IFTM pelos próximos quatro anos. A instituição hoje possui 10 mil alunos distribuídos em 9 campi. “Estar à frente de uma gestão de educação e uma gestão como a dos institutos federais é motivo de muito orgulho. Fazemos uma educação de muita qualidade e isso só é possível com a valorização dos profissionais da educação”, disse.
Deborah Santesso Bonas é graduada em Agronomia, mestre e doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É professora nos cursos técnicos de graduação e pós-graduação lato sensu no Campus Uberlândia do IFTM, bem como docente do curso de mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Campus Uberaba.
Com informações e foto do Ministério da Educação (MEC)
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou, nesta semana, o edital do processo seletivo para as turmas de 2020. Serão ofertadas 913 vagas distribuídas em 40 instituições associadas por todo o País. Assim como no edital anterior, não haverá a etapa com prova discursiva.
Do total de vagas destinada para cada instituição associada, 50% é reservada para servidores permanentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II. As inscrições acontecem no período de 13 de fevereiro a 18 de março e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 72,00.
Os interessados em participar do processo seletivo devem possuir diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
35 mil candidatos participaram da seleção de 2019, segundo a coordenadora-geral do Programa, Danielle Piontkovsky. “É importante que os inscritos fiquem atentos aos anexos do edital”, declarou.
De acordo com a coordenadora, o ProfEPT vem se consolidando a cada ano como uma referência na formação em educação profissional e tecnológica, possibilitando a discussão e a pesquisa de saberes do mundo do trabalho e do conhecimento sistematizado na área.
“Nossa abrangência é indiscutível. Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mostram que os alunos do ProfEPT representam hoje 1/3 do total de mestrandos em mestrados profissionais da área de ensino da fundação. Até março de 2020, nossa expectativa é a conclusão de mais de 400 trabalhos, sem contar as centenas de produtos educacionais produzidos”, complementou.
O Exame Nacional de Acesso (ENA) acontecerá no dia 17 de maio e consistirá numa prova contendo 50 questões de múltipla escolha, tendo como base a bibliografia indicada no edital. O início do semestre letivo está previsto para agosto de 2020.
Para mais informações, clique aqui!
ProfEPT – Autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso semipresencial tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o ProfEPT foi idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Bárbara Bomfim
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