O Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Receita Federal assinaram Termo de Cooperação que cria Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no Campus. O convênio tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo em Oiapoque. 

No NAF, os alunos serão capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal para que aprendam de forma prática conteúdos abordados nos cursos ofertados na unidade, como, por exemplo, as rotinas fiscais e contábeis. “Essa parceria é muito importante porque o município Oiapoque ganha seu primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Tanto estudantes se beneficiam com a prática, quanto a sociedade receberá serviço de assistência tributária e fiscal gratuita”, disse o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado.

Sobre o NAF no Brasil – O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é desenvolvido, em regra, por instituições de ensino possuidoras de cursos de Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior, incentivadas e apoiadas pela Receita Federal, valorizando-se o conhecimento fiscal por meio da prática. Busca-se, dentre outros objetivos:

• proporcionar aos estudantes formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação;

• qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática, proporcionando a aplicação do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias em discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal;

• disponibilizar orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, MEIs e entidades sem fins lucrativos.

Atualmente, existem mais de 300 núcleos formalizados com Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Amapá (Ifap)

FaLang translation system by Faboba