Aprender a reaproveitar os resíduos de óleo vegetal para fabricação de sabão artesanal. Participar da instalação de uma rede de abastecimento de água potável. Apreender a tecnologia de redução de substâncias cancerígenas e do tempo de produção da cachaça e tiquira. Praticar o cultivo flutuante de ostra nativa. Recuperar a nascente de um rio. Obter orientação na área de gestão de microempreendedorismo. Construir coletivamente uma identidade visual para agregar valor aos produtos de uma reserva extrativista. Instalar um sistema de irrigação automática alimentado por energia solar numa comunidade rural.
Esses são alguns exemplos de benefícios obtidos por moradores de comunidades carentes em projetos promovidos pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em todo o estado, com participação de professores e estudantes com objetivo de promover educação, melhoria da qualidade de vida e oferecer alternativas concretas de geração de renda para a sociedade.
Tratam-se de projetos de extensão, em que o IFMA aplicou, só no ano passado, aproximadamente R$ 600 mil. Dados registrados pela instituição indicam a existência de 829 projetos cadastrados, envolvendo cerca de 3.400 estudantes, 850 professores e quase 300 servidores da área administrativa, beneficiando mais de 70 mil pessoas no Maranhão.
“Esse contato com a comunidade gera uma forma de aplicar o conhecimento e as vezes é até muito mais efetiva do que um estágio”, avaliou o pró-reitor de Extensão, Fernando Lima. “O estudante não pode ter o contato com o mundo do trabalho exclusivamente no estágio”, complementou. “O País está em crise, tem poucos empregos gerados e se não tem emprego não vai ter estágio”, prosseguiu. “Então como é que a gente faz? “, refletiu. “Esse contato do estudante com o mundo já poderia se iniciar logo nos primeiros anos com essa experiência, não necessariamente numa empresa”, defendeu.
“Muitos afirmam que a extensão seria um o patinho feito do tripé das instituições públicas de ensino superior, por serem menores os recursos disponibilizados”, afirmou o reitor do IFMA, Roberto Brandão. “Quem pensa assim, pensa erroneamente, pois é exatamente o contrário”, prosseguiu. “Levar o conhecimento à comunidade é o grande efeito da extensão”, assinalou Brandão. “A extensão agregou um número cada vez maior da sociedade que desconhecia o potencial das instituições públicas de ensino superior”, frisou.
Segundo o reitor Roberto Brandão, projetos estratégicos estão sendo desenvolvidos, outros pensados e planejados para fortalecer e melhorar as ações de extensão no IFMA. “Se dotarmos de infraestrutura e de condições, haverá motivação de professores e estudantes”, avaliou Brandão.
“Projetos de várias magnitudes e alcance, em várias áreas no Maranhão, devem ser implementados, pois assim o IFMA passará a ser melhor conceituado, observado e frequentado pela população”, disse. “Esse é o diferencial que a extensão é capaz de fazer”, avaliou o reitor. “Mas alguns gestores não têm essa visão diferenciada”, prosseguiu. “Devemos caminhar para fortalecer a extensão, com a convicção de que daremos a melhor resposta à comunidade, nos vários pontos de presença do IFMA”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
O Instituto Federal do Acre (Ifac) já começou a receber novas publicações. São cerca de 3,9 mil títulos, representando um total de mais de 22,6 mil exemplares, que farão parte das bibliotecas instaladas nos seis campi da instituição. Os materiais estão relacionados às áreas de conhecimento e também às referências bibliográficas propostas nos Projetos Pedagógicos dos cursos superiores do Ifac.
As novas obras vão contemplar, principalmente, as disciplinas ministradas nos cursos de Bacharelado em Administração e Zootecnia, nas Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, além das Tecnologias em Agroecologia, Logística e Processos Escolares.
Conforme explica a coordenadora-geral de Biblioteca do Ifac, Vivianny de Melo Guarena, o processo para aquisição dos novos livros vem sendo realizado desde o ano de 2018, através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). “Já começamos a receber os primeiros exemplares. Eles estão sendo enviados em lotes distintos e a nossa expectativa é de que todos os livros estejam disponíveis nas bibliotecas do Ifac até o ano de 2020”.
O primeiro lote entregue somou cerca de 3,5 mil novos livros, que já foram conferidos, tombados e catalogados. Essas obras estão relacionadas à área de Ciências Sociais e foram distribuídas para os campi Cruzeiro do Sul (1,5 mil livros), Rio Branco (1,4 mil livros), Sena Madureira (327 livros) e Xapuri (256 livros).
“Para que esse material chegasse até os campi foi desenvolvido um trabalho conjunto e por isso gostaria de agradecer a equipe de servidores que contribuiu para o processo de conferência dos livros no campus Rio Branco: Márcia Guardia, Ricardo Souza, Lázaro Silva e os ajudantes de serviços gerais Jean Oliveira e Pablo Soares Brito”, destacou Vivianny Guarena.
Bibliotecas – Atualmente, o Ifac conta com seis bibliotecas físicas instaladas nos campis Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Juntas, as unidades somam mais de 27,4 mil obras, entre livros, revistas, monografias, DVDs e materiais diversos em Braile.
Funcionando nos períodos matutino, vespertino e noturno, como também em sábados letivos, as bibliotecas do Ifac contam com estrutura para estudo e computadores com acesso à internet, além de estarem disponíveis para serem utilizadas por docentes, técnicos administrativos, estudantes e também a comunidade.
Além das unidades físicas, o Ifac também possui quatro bibliotecas digitais, em que estão disponibilizados diversos livros, revistas e estudos científicos. Os materiais são gratuitos e podem ser acessados através do site do Ifac. Dentre as plataformas disponíveis estão: ABNT Coleção, EBrary, Periódicos Capes e ProQuest.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)
O campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sedia esta semana o 6º Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade. O Fórum é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França.
Tendo como público alvo agricultores, pesquisadores e alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio dos Institutos Federais e dos Liceus Franceses participantes, a edição de 2019 focará as discussões nas temáticas: Alimentação e Saúde, Biodiversidade e Mudanças Climáticas.
O objetivo do evento é contribuir com a formação e enriquecimento da cultura científica dos jovens, desmistificando a ciência e o trabalho de pesquisa a partir do contato pessoal com cientistas nacionais e estrangeiros, formando assim uma rede de multiplicadores do debate sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.
O 6º Fórum Franco Brasileiro está sendo realizado paralelamente à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Saiba mais sobre 6º Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano)
O curso do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) alcançou 5, nota máxima, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esta é a segunda vez que o curso superior se destaca na referida avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O resultado de 2018 é uma “nova certificação” do curso, tendo em vista que esta é a segunda vez de ótimo desempenho dos estudantes do curso do IFCE de Fortaleza. A nota 5 é um desempenho superior à maior parte dos cursos/alunos avaliados no Brasil, que asseguraram 3.
De acordo com a chefe do Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer do campus de Fortaleza do IFCE, Rúbia Valério, o Bacharelado em Turismo é um curso com grande interesse e permanência por parte dos alunos, o que certamente se reflete no bom desempenho no Enade. Ela lembra que muitas iniciativas somam para a consolidação desse resultado positivo: “Os professores aplicaram simulados familiarizando os alunos convocados com o estilo e tempo do Enade, por exemplo”.
Além disso, acrescenta Valério, os docentes sempre se preocupam com a qualidade do ensino e a forma como tecem a relação ensino-aprendizagem. “Esses são fatores que constroem o conhecimento específico e geral da área; assim como as atividades de campo fortalecem a aprendizagem prática, e os contatos com o trade oportunizam as vagas no mercado. Tudo isso resulta no interesse do aluno pela formação”, analisa a chefe do Departamento.
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Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE)
De 18 e 19 de novembro, das 9h às 12h, o Instituto Federal do Pará (IFPA) vai promover a oficina “Redação de Patentes e Empreendedorismo com foco em Inovação” para servidores e alunos e também para o público externo.
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Os interessados podem se inscrever através do formulário disponível em http://bit.ly/Redacao_Patentes_IFPA.
A oficina será ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD), permitindo a participação de todos os campi do Instituto e garantindo o acesso ao máximo de servidores e alunos.
As aulas serão ministradas em um ambiente virtual de aprendizagem, onde será disponibilizado o material didático específico sobre o assunto abordado. O acesso ao ambiente virtual ocorrerá através de um link que será encaminhado, no dia 23 de outubro, ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Participe!
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Pará (IFPA)
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