Discutir a visibilidade, o incentivo ao ingresso e o papel das mulheres na área profissional de Tecnologia da Informação (TI) é o objetivo do Simpósio Temático “Mulheres Digitais: os espaços ocupados por mulheres na área de tecnologia”, organizado pelas professoras do campus Gaspar Caroline Reis e Daniela Sbizera, em parceria com a professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) Rita de Cássia Cordeiro. O Simpósio será realizado entre os dias 26 e 31 de julho de 2020 durante o Seminário Internacional Fazendo Gênero.
O Seminário Internacional Fazendo Gênero, que no ano que vem chega em sua 12ª edição, é realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O objetivo do evento é reunir pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema dessa edição é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”.
Para a professora Caroline Rodrigues, o simpósio pode ser uma boa oportunidade para inspirar mulheres a ingressarem na área de TI. “O objetivo do nosso simpósio é reunir e dar voz as mulheres que pesquisam, trabalham e estudam na área de TI. Essa é mais uma forma de consolidar os espaços femininos nos cursos de TI, ajudando a inspirar mais mulheres a entrarem nessa área”, destaca.
Os números mostram que, mesmo sendo maioria na população e também entre os que possuem ensino superior, as mulheres ainda não conseguem ocupar esses espaços quando se trata da área de TI. Conforme relatório publicado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em 2017, apenas 13,8% dos ingressantes nos cursos da área de Computação são mulheres.
Em outros países, esta realidade não é diferente. Nos Estados Unidos, um estudo realizado em 2018 pelo National Center for Women & Information Technology (NCWIT) mostra que dos diplomas conferidos na área de Ciência da Computação apenas 19% eram para mulheres. Na União Europeia (UE), uma pesquisa de 2018 realizada pela Honeypot, mostrou que apenas em 12 dos 41 países da UE, a participação feminina na indústria de TI é superior a 20%.
A docente acredita que esses números refletem a nossa estrutura cultural, que hoje é o principal obstáculo para que mulheres ingressem na área de TI, já que a profissão tem o estigma de ser masculina. “Muitas pessoas acham que as mulheres são mais emocionais e homens mais racionais, mas isso se deve com a estrutura da nossa sociedade que estimula meninos e meninas de maneiras diferentes. Dando as mesmas oportunidades e estímulos a ambos, teremos mais igualdades entre os sexos e também entre os gêneros”, explica.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), realizaram, entre os dias 18 e 20 de setembro, visitas técnicas às unidades de pesquisa e à Reitoria da Universidad Autónoma del Beni (UAB), em Trinidad, na Bolívia, para conhecer as possibilidades de ações em conjunto, como pesquisas, mobilidade de alunos e servidores e capacitações. Durante a visita, também foi assinado, junto ao Reitor da UAB, Luis Carlos Zambrano Aguirre, o Termo de Cooperação para instalação de Polos EaD na Bolívia em parceria a instituição educacional boliviana.
Fizeram parte da delegação do IFRO, a assessora de Relações Internacionais, Laura Borges, que representou o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, o diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Junior, os Diretores-Gerais dos campi Ariquemes e Colorado do Oeste, Ênio Gomes da Silva e Marcos Aurélio Anequine de Macedo, respectivamente.
Segundo Laura Borges, o IFRO já possui um termo de cooperação assinado com a UAB com algumas ações já realizadas, como oferta pelo IFRO de capacitações para alunos e servidores da UAB. “Os campi Colorado do Oeste, Ariquemes, Guajará-Mirim e Ji-Paraná estão elaborando plano de trabalho para outras ações que envolvam também, além de capacitações, mobilidade de alunos e servidores”, destaca.
De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Junior, o projeto piloto visa implantar polos EaD nas cidades bolivianas de Riberalta, Guayaramerín e Trinidad. “A parceria tem uma grande importância institucional. A UAB detém expertise em áreas como desenvolvimento agrícola, pesquisas avançadas na área de piscicultura e outras. Então é muito importante essa parceria para o desenvolvimento mútuo do ensino, da pesquisa e da extensão nas duas instituições”, ressalta.
Quanto à EaD, Adonias afirma que uma ação já foi iniciada na cidade de Guayaramerín. “A UAB nomeou um coordenador de polo, que já passou por uma capacitação no IFRO. Estaremos iniciando um projeto piloto, com uma turma de curso FIC de língua portuguesa para estrangeiros para que possam se apropriar da língua e a partir daí começarmos a fazer parceria para a oferta de outros cursos que venham a atender as necessidades do nosso país vizinho”, informa.
Os servidores do IFRO também visitaram, no dia 18 de setembro, a Associação Quilombola Forte Príncipe da Beira, situada no município de Costa Marques, onde foi assinado um Protocolo de Intenções para a abertura de polo EaD na comunidade. A visita contou com a participação do diretor-geral do campus Avançado São Miguel do Guaporé. “É uma ação inovadora para o IFRO e a proposta é de abrir o polo não só para ofertar educação a distância, mas também desenvolver ações como cursos FIC, projetos de extensão e pesquisa”, adianta Adonias.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
Pontos de ônibus cheios, longas esperas para embarcar, superlotação. Essas são algumas das reclamações que usuários do transporte coletivo de Goiânia relatam, seja no dia a dia ou seja nas redes sociais do consórcio de empresas que gerencia o serviço na cidade.
Com o objetivo de apresentar sugestões simples e econômicas para impactar positivamente o transporte público, o professor dos cursos da área de Transportes do campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marcos Rothen, elaborou uma nota técnica com apontamentos de melhorias, que foi apresentada à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos de Goiânia (CMTC).
Dentre as sugestões: tratamento de linhas como rotas; controle de oferta de horário das viagens; conexões dos horários das linhas tronco com linhas alimentadoras; disponibilização transparente de informações aos passageiros nos pontos de embarque e nos letreiros dos veículos avisando sobre os itinerários das linhas; espaçamento entre os ônibus; cultura do horário fixo; melhoria das vias; permissão de conversões exclusivas para o transporte público e faixas exclusivas.
Segundo o professor, o documento contém informações que poderiam ser adotadas no planejamento, no controle da operação e na fluidez do transporte coletivo em Goiânia. “São apresentados apenas exemplos das situações encontradas, sem um levantamento exaustivo. Nem todas as medidas que podem ser adotadas para melhorar o transporte coletivo estão na alçada do operador do sistema. Nesta etapa se dá destaque às medidas que estão ao alcance, com implantação imediata, e medidas que exigem uma pequena interação com os órgãos de trânsito”, explica.
A nota técnica intitulada “Aspectos operacionais que contribuiriam para um melhor atendimento aos usuários do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia” faz parte de um projeto de pesquisa em desenvolvimento no campus Goiânia sobre transporte público, conduzida pelo docente e que envolve estudantes do curso técnico integrado em Transporte Rodoviário, na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), ofertado pela Instituição.
Para a elaboração do documento, foram utilizados resultados de pesquisas anteriores sobre a situação do transporte coletivo da região metropolitana da capital levando em consideração a atualização dos dados, que foram coletados entre os meses de agosto e setembro deste ano, utilizando informações disponíveis no aplicativo de transporte da cidade e em observações in loco.
O estudo tem como referência o Transity Capacity and Quality as Service (TCRP), manual publicado pelo Transportation Research Board, entidade norte-americana que estuda práticas utilizadas para a avaliação e aprimoramento do transporte coletivo em diversas regiões do mundo.
Para Marcos Rothen, compartilhar esses apontamentos é um passo para que a sociedade se aproprie dessas informações e cobre para vê-las na prática. “Tenho esperança que, divulgando isso, as pessoas tomem conhecimento e se interessem por fazer. O que eu vejo, até mesmo com os alunos, é que eles acham que isso (a má qualidade do transporte público) é normal, até eles estudarem o que é transporte. Eles não percebem que são mal atendidos. Embora seja uma coisa simples, as pessoas não percebem e não exigem. Não sabem o que podem fazer. Aí as pessoas vão fugindo dos ônibus e qual é o custo disso?”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Goiás (IFG)
Como parte do Programa de Segurança Alimentar do Estudante, a Diretoria de Assuntos Estudantis do Instituto Federal de Santa Catarina (DAE-IFSC) acaba de lançar uma cartilha digital sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Além de apresentar algumas PANCs, o material traz exemplo de receitas que podem ser feitas com plantas comestíveis. Clique aqui para acessar a cartilha.
A nutricionista do IFSC, Karine Andrea Albiero, responsável pela publicação, explica que a ideia de desenvolver um material sobre PANCs veio a partir da descoberta de que 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 21 a 27 de outubro, teria como tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. “As PANCs entram como um microtema dentro de sustentabilidade e algo que vem sendo muito difundido nos últimos anos”, ressalta. Almeirão-roxo, azedinha, capuchinha, taioba e ora-pro-nóbis são alguns exemplos de plantas comestíveis.
Em alguns campi do IFSC, já há estudos e atividades relacionadas às PANCs. Recentemente, duas alunas do campus Gaspar ganharam uma menção honrosa no Congresso Brasileiro de Genética com um trabalho dentro dessa temática. No campus Florianópolis-Continente, há pesquisas mais avançadas e até uma horta de PANCs.
Karine ressalta que a intenção é que a cartilha seja um ponto de partida para que alunos, servidores e comunidade em geral conheçam as PANCs. “A partir do material, queremos criar esse movimento multiplicador para que os campi desenvolvam mais ações envolvendo as plantas alimentícias”, afirma.
A cartilha traz um alerta destacado também pela nutricionista do IFSC. Muitas das plantas que nascem em praças, calçadas, jardins e hortas não são comestíveis. “No caso de dúvidas, é importante que não se experimente e que se recorra ao apoio técnico, como a Epagri, por exemplo”, enfatiza Karine.
Desafio para os alunos – Para fazer com que os estudantes conheçam melhor as PANCs, a DAE criou um desafio pedindo que os alunos publiquem em suas contas do Instagram fotos de plantas que já consomem ou que encontraram em sua cidade, marcando o perfil do IFSC (@ifsc).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Expanding the participation of the National Council of Institutions of the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education (CONIF) in international forums and councils, introducing the Federal Network to international partners, and presenting its full range of cooperation options – these were CONIF’s key objectives for its participation in the 6th Conference of the Americas on International Education (CAIE), held from October 23 to 25 in Bogota, Colombia. CONIF was represented at the event by its President, Jerônimo Rodrigues da Silva, and the Rector of the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), William Silva de Paula.
While there, they attended the “Networking Session of the Inter-American Space for Higher Technical and Technological Education" and the roundtable on "Technical and Professional Education: Training for Innovation." During the first event, Mr. Rodrigues da Silva addressed some general and strategic aspects appertaining to the Federal Network. During the second, the CONIF representatives discussed the Innovation Hubs, the Graduate Vocational and Technological Education Program (ProfEPT), and CONIF's internationalization initiatives.
For Mr. Rodrigues da Silva, attending CAIE was important for CONIF to diversify its network of contacts, and further promote the Federal Network's role, as it has done before in the case of UNESCO-UNEVOC, IOHE, WFCP, CICan, ANUT and OEI (*). “This approach has a positive impact on our initiatives focused on strengthening South-South cooperation and supporting language teaching programs through partnerships with other countries. It also encourages the engagement of CONIF's Teaching, Research and Extension Pro-Rectors in international activities and debates, with the purpose of solidifying the crosscutting character of internationalization, as well as promoting the exchange of good practices, among others," he said.
During the event, the CONIF leaders also met with Vannier College representatives. The meeting provided an opportunity for them to discuss a cooperation proposal to expand readership programs, along the lines of the existing French Readers Program.
“Vocational and technological education in the Americas has been well represented and discussed. I would like to point out that CONIF and the Federal Network must be ever more present and visible at events like this. People have now a better understanding of our vertical integration approach, and that is very good. I take this opportunity to congratulate CONIF's International Relations Chamber for their excellent work," said the IFMT Rector.
CONIF's Board of Directors and its International Relations Chamber focus their strategic actions on strengthening their work under the IOHE, taking into account the similarities that unite Federal Network and IOHE institutions.
CAIE – The Conference of the Americas on International Education was coordinated by the Inter-American Organization for Higher Education (IOHE), with which CONIF signed a Memorandum of Understanding in 2017.
The MoU establishes that CONIF and the IOHE should promote collaboration among their member institutions and foster cooperation processes through the Federal Network's international exchange activities.
The event, which takes place every two years, brought together the main actors linked to the internationalization of higher education, with the goal of strengthening contacts, exchanging experiences and outlining the future of academic cooperation in the Americas.
(*) UNESCO-UNEVOC (International Center for Technical and Vocational Education and Training of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization); IOHE (Inter-American Organization for Higher Education); WFCP (World Federation of Colleges and Polytechnics); CICan (Colleges and Institutes Canada); ANUT (National Association of Technological Universities) and OEI (Organization of Ibero-American States).
Bárbara Bomfim
Communication Office
CONIF
+55 61 3966 7230
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