Uma parceria entre dois cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) resultou na construção de mobiliário infantil para um laboratório do Campus Palhoça Bilíngue. A partir do próximo semestre, o Laboratório de Pedagogia Bilíngue, que atende o curso de licenciatura de mesmo nome, vai contar com novos equipamentos, produzidos por estudantes do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Campus Florianópolis.
As peças desenvolvidas foram confeccionadas pelos alunos do quarto módulo do curso de Design de Produto, que, ao longo do semestre, estudam questões relacionadas à produção moveleira, englobando desde estudos ergonômicos, processos produtivos e modelagem 3D até questões estéticas e necessidades dos usuários.
“A proposta apresentada aos alunos de Design foi que a turma desenvolvesse o projeto coletivamente. Assim, houve uma grande colaboração entre as diversas equipes formadas para que todas as peças estivessem prontas para a entrega e mantivesse uma identidade visual”, explica a professora Pâmela Teixeira Fernandes.
Para desenvolver o mobiliário infantil, os estudantes do curso de Design de Produto realizaram pesquisas sobre conceitos de pedagogia, questões ergonômicas, materiais para a confecção e técnicas de construção com madeira, como acabamentos que não oferecem riscos às crianças, entre outros. Foram criadas 10 peças que formam um circuito de brinquedos.
“É muito gratificante chegar ao final e ver que todo o esforço e dedicação colocado ali, desde a articulação dos professores das diferentes unidades, e principalmente dos alunos que confeccionaram tudo com suas próprias mãos, será utilizada para promover a educação e a inclusão. Tenho certeza que essa parceria continuará sendo um sucesso e que muitas outras pessoas também serão beneficiadas”, diz Pâmela.
O trabalho de elaboração dos móveis envolveu as unidades curriculares de Design de Produto, ministrada por Pâmela, e de Tecnologia de Produto, ministrada por Tálita Bitencourt.
Laboratório – A professora Eliana Cristina Bär, coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português, explica que o laboratório proporciona o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares. Isso ocorre por meio de estudos e pesquisas que subsidiam a atuação dos professores e contribuem para o desenvolvimento de metodologias e materiais que articulem elementos como ludicidade, desenvolvimento psicomotor e desenvolvimento linguístico.
“No que se refere à organização do espaço, optou-se pela aproximação com abordagens pedagógicas que priorizem a autonomia e o desenvolvimento psicomotor na primeira infância”, diz Eliana. Dentre essas abordagens, destaca-se a da pedagoga húngara Emmi Pikler, que atuou diretamente com crianças na primeira infância, com distintas limitações de desenvolvimento. Os resultados de seus trabalhos evidenciaram a importância do vínculo afetivo, das interações verbal e não verbal, da motricidade e da autonomia na primeira infância como fatores diretamente relacionados ao desenvolvimento psicocognitivo e emocional ao longo da vida.
“Este tipo de compreensão do desenvolvimento infantil é apropriado aos objetivos de trabalho do laboratório, visto que, além do atendimento a crianças surdas e ouvintes na primeira infância, o Campus Palhoça Bilíngue tem realizado o atendimento a crianças da comunidade com distintos comprometimentos psicomotores”, comenta Eliana. O mobiliário desenvolvido para o Laboratório de Pedagogia Bilíngue pode contribuir para os projetos voltados a este público.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
O professor Luiz Carlos de Melo Junior e Esdras Rodrigues da Silva, estudante do curso técnico em Agropecuária do Campus Avançado José de Freitas, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), desenvolveram um micro aspersor de irrigação com materiais de baixo custo.
“O produto, apesar de não ter uma uniformidade de distribuição igual ao micro aspersor comercial, consegue resolver o principal problema do pequeno produtor rural que é a redução dos custos com irrigação. Nas lojas, a ferramenta é vendida por até R$ 3,50, já o artesanal pode ser comprado por R$ 0,60”, afirmou o docente.
O micro aspersor foi apresentado aos agricultores durante a II Feira Agrícola do campus, realizada em novembro. Em seguida, agricultores e comerciantes de José de Freitas e cidades circunvizinhas foram até o campus com interesse em adquirir o produto.
Devido à procura, o diretor-geral da unidade, José dos Santos Moura, e o professor da pesquisa, doaram os matérias para confecção do micro aspersor para o discente Esdras Rodrigues, para que ele possa montar o equipamento e comercializado.
“Agradeço ao Campus José de Freitas por me proporcionar ensino de qualidade e despertar, em nós alunos, o interesse pela tecnologia e inovação de baixo custo. Que nos permite empreender. Estou muito feliz em receber esse kit. Irei produzir e gerar renda para mim e minha família”, comemorou Esdras.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Piauí.
No primeiro trimestre de 2020, 40 usinas de energia solar fotovoltaicas serão instaladas nas unidades do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O investimento visa à redução do consumo de energia elétrica e das emissões de gases de efeito estufa.
Além das usinas, também serão instalados medidores de demandas de eletricidade, os quais vão possibilitar a análise do consumo para futuras medidas de racionalização e/ou diminuição do uso de energia elétrica.
Neste segundo semestre de 2019, R$ 2,6 milhões foram investidos pelo IFFar na aquisição dessas tecnologias. O valor é oriundo de emendas parlamentares, do orçamento institucional e de recursos descentralizados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF).
Tais iniciativas fazem parte das ações para implementação gradativa da Política Ambiental do IFFar, aprovada pela Resolução do Conselho Superior nº 072/2018, que tem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos como uma das diretrizes estruturantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Campus Nova Iguaçu, levou o prêmio de melhor artigo no Latin American Robotics Symposium/Brazilian Symposium of Robotics (LARS/SBR 2019) – o maior evento de robótica da América Latina realizado em outubro na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Intitulado "A novel sequential activation method for the locomotion of quadrupedal soft robots", o trabalho foi fruto do projeto final de graduação desenvolvido pela estudante Rafaela Sampaio, sob a orientação dos professores do Núcleo de Pesquisa em Mecatrônica (Nupem) Fabrício Silva e Cristiano Carvalho.
O trabalho está sendo continuado pela aluna no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL), sob orientação do professor Diego Haddad (PPEEL), com colaboração dos professores Fabrício e Cristiano, e também de Gabriel Mattos (Nupem).
O evento internacional foi composto por outras atividades: a Mostra Nacional de Robótica (MNR); as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); a Competição Brasileira de Robótica (CBR), a Competição de Robótica Latino-americana (LARC); o Workshop de Robótica na Educação (WRE); o Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR); e o Simpósio Latino-americano de Robótica (LARS).
Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e pelo RobCup Brasil, o LARS/SBR 2019 tem como objetivo promover um abrangente encontro científico na área de Robótica Inteligente.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi escolhido para sediar a segunda etapa da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) que ocorrerá em 2020.
“A expectativa é de que essa etapa aconteça no segundo semestre do ano que vem. Neste momento, estamos estruturando a comissão responsável pela organização do evento para darmos início ao planejamento”, comentou o professor Maurino Atanasio, responsável do campus.
Para o diretor-geral Deiver Teixeira, a escolha da unidade como sede é resultado direto do bom trabalho desenvolvido. “Estamos prontos para receber todos os atletas do conhecimento. Parabéns para os servidores envolvidos no trabalho”.
A OMIF é direcionada aos estudantes do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da rede. A competição é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus a ser definido para sediar a olimpíada no ano subsequente.
Em 2019, a OMIF foi realizada no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campo dos Goytacazes, Rio de Janeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
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