O Instituto Federal do Acre (Ifac) é a primeira instituição do Brasil, pertencente à Rede Federal, a firmar acordo de cooperação para implementação do Itinerário Formativo da Educação Técnica e Profissional no Ensino Médio. O documento, assinado no dia 6/12, entre o Ifac e a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE), tem como base uma das novas propostas do Ministério da Educação (MEC), que pretende inserir a formação técnica e profissional na grade de estudos do Ensino Médio.
A solenidade, realizada no Campus Rio Branco, contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Ariosto Antunes Culau. Segundo ele, a união da educação técnica e profissional ao ensino médio tem como objetivo ampliar as possibilidades para os estudantes, no que se refere a uma melhor formação, e para que estes estejam habilitados a ocupar o mercado de trabalho de forma qualificada.
Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é de que os itinerários formativos sejam implementados no País até 2022. No Acre, a parceria entre o Ifac e a SEE, pretende garantir que cerca de 38 mil alunos da Rede Pública Estadual sejam atendidos pelo Ifac através de cursos técnicos, o que representa um total de 20% de estudantes das escolas públicas estaduais.
“O nosso objetivo, com a implementação dos itinerários formativos, é atender os estudantes da Rede Pública de forma progressiva. Sabemos que grande parte da evasão dos alunos do ensino médio se dá para que eles possam buscar uma fonte de renda e trabalho. Mas, o melhor é que esse estudante tenha uma formação, que esteja habilitado a receber um salário maior, uma melhor ocupação no mercado de trabalho. É importante lembrar que esse não é o fim da linha na formação escolar, mas uma possibilidade”, ressaltou Ariosto.
De acordo com a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, o acordo de cooperação com a SEE é também reflexo do trabalho desenvolvido pelo Ifac ao longo dos últimos anos, como também pela fato de a instituição ser referência na área da educação técnica e profissional.
“A assinatura desse acordo é um momento de comemoração. O Ifac é a primeira instituição do Brasil, dentro da rede, a firmar essa cooperação sobre o Itinerário Formativo da Educação Profissional no Ensino Médio. O nosso Instituto está entrando com o conhecimento, no que se refere a educação técnica, assim como também com a infraestrutura. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, vamos ofertar cursos técnicos, que vão estar associados ao ensino médio. Dessa forma, o estudante da Rede Pública estadual vai poder continuar os estudos em sua escola, porém terá a possibilidade de realizar um curso técnico no Ifac”, explicou Rosana.
O acordo de cooperação entre Ifac e SEE contará com duas etapas, sendo elas: a implementação do Itinerário Formativo para Educação Técnica e Profissional no Estado, como também a capacitação e formação continuada dos professores que irão atuar no projeto. Cada etapa é formada por fases que serão desenvolvidas pelas equipes da SEE e do Ifac.
A expectativa é de que a parceria beneficie, inicialmente, estudantes dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, e posteriormente, as cidades de Jordão, Epitaciolândia, Assis Brasil, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Brasiléia e Feijó.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)
No próximo sábado, 7/12, será realizada no Campus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG), a formatura de 28 estudantes – todos egressos do sistema prisional, que por meio do Projeto Alvorada, estão começando a trilhar novos caminhos.
Esses estudantes passaram seis meses adquirindo conhecimento e retomando sua condição de cidadão no Instituto. Na perspectiva de escrever novamente sua história, eles puderam melhorar aspectos emocionais, retomar a vida e ter a oportunidade fazer diferente, ao serem acolhidos por uma instituição pública.
As histórias desses discentes dão sentido ao trabalho e ao papel social que os Institutos Federais devem cumprir, é como uma resposta que o IFG espera dar às pessoas, uma resposta que os participantes buscaram ao ingressar no Instituto como estudantes.
São histórias para além da superação, mas de ser alguém, que um dia se perdeu na vida e que a Instituição entrega à sociedade hoje, com formação profissional e novas possibilidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Goiás (IFG)
O curso de Engenharia de Transportes acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5, em uma escala de 1 a 5. Confirmando a excelência, a graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) é a única do curso no Brasil reconhecida com nota máxima pelo Ministério.
Após o envio de documentação e informações preliminares, a Instituição recebeu a visita de dois avaliadores do MEC entre os dias 25 e 26 de novembro. A visita dos avaliadores é feita antes de a primeira turma concluir a graduação. E, conforme consta no relatório, “o curso apresenta ótimo desempenho nas três dimensões (…) Esses dados gerais demonstram a excelência da Instituição e a boa estrutura disponibilizada para o curso em termos didáticos, pedagógicos, de infraestrutura e de pessoal”.
A avaliação se deu em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. De acordo com o coordenador do curso, professor Guilherme de Castro Leiva, a nota exitosa é resultado de vários aspectos como o suporte institucional do Cefet-MG, por meio da Diretoria de Graduação, e do Departamento, além do engajamento dos corpos discente e docente.
A avaliação, garante o coordenador, muda a visão da Instituição e do púbico externo com relação ao curso. “Porém, mais do que a nota, é um momento de introspecção do Departamento para buscar a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”. O subchefe do Departamento, professor Augusto César Bezerra, ressalta também que quase a totalidade das notas obtidas em cada quesito foi acima de 4, demostrando o equilíbrio do curso.
Leiva explica que as justificativas presentes no relatório serão criteriosamente avaliadas para o reforço dos pontos positivos e a melhoria dos pontos que não alcançaram nota máxima. O Departamento irá se concentrar também na abertura de um curso de pós-graduação stricto sensu, seja em conjunto com outras áreas, seja isoladamente.
A procuradora institucional do Cefetec-MG, professora Carolina Riente de Andrade (responsável por acompanhar os processos de reconhecimento e avaliação dos cursos), diz que a nota obtida é fruto de um esforço conjunto dos docentes e técnicos administrativos que atuam no Departamento, na Coordenação de Engenharia de Transportes e na Diretoria de Graduação (Dirgrad) do Cefet-MG. “Vale destacar ainda o papel fundamental dos alunos, que foram descritos como comprometidos, maduros e engajados com o curso pelos avaliadores do MEC”, diz Carolina.
Transportes – Criado em 2014, com o primeiro ingresso de alunos em 2015, o curso de Engenharia de Transportes tem como objetivo formar profissionais com habilidades técnicas que contribuam para dotar o País de infraestrutura viária adequada e garantir a operação efetiva e segura dos transportes de pessoas e bens. A graduação busca também somar esforços para a promoção do desenvolvimento humano e socioeconômico. São oferecidas 40 vagas semestralmente no campus I (noturno).
Conheça a estrutura curricular, os laboratórios e outras informações sobre o curso no site do Departamento de Engenharia de Transportes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)
Alecrim para melhorar a precisão em tarefas mentais; lavanda para diminuir ansiedade, insônia e enxaqueca; eucalipto para tratamento de doenças das vias respiratórias; orégano para conservação de produtos cárneos; pitanga para a hidratação da pele.
Mesmo após quatro mil anos de utilização, os óleos essenciais ainda têm muito potencial a ser estudado para aplicação nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar. Além das plantas aromáticas tradicionais, plantas nativas da região do Planalto Norte estão ganhando a atenção de pesquisadores do Campus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
“Estamos fazendo uma prospecção na região com espécies nativas para extração de óleos e estudo da sua viabilidade comercial”, explica o professor Luís Carlos Vieira, responsável pela disciplina de plantas medicinais, aromáticas e condimentais. “Nossa região tem plantas nativas com grande potencial, como a pitangueira, guabirobeira e as mirtáceas”, exemplifica.
“Existem muitas pesquisas com frutíferas que foram incorporadas à cultura nacional, como maçã, pera e uva, por exemplo, mas poucos trabalhos com as nossas frutíferas nativas. Estamos estudando estas plantas, os métodos de extração que se aplicam a cada espécie e como incorporar às pesquisas de novos produtos que já realizamos no IFSC”, destaca o professor Lauro William Petrentchuk.
Para atender a toda cadeia de produção, os professores Lauro e Luís Carlos estão trabalhando de forma conjunta com os alunos dos cursos técnico em Agroecologia, superior em Alimentos e Agronomia e de especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável, além de oficinas para a comunidade externa. As pesquisas envolvem a identificação da composição dos óleos, métodos de extração, utilização em novos produtos e benefícios reais, sempre levando em conta a conservação dos recursos naturais, com o manejo sustentável da mata nativa e o cultivo orgânico.
Entusiasmados com o tema, os professores chegaram a fazer uma capacitação em Plantas aromáticas e óleos essenciais, oferecida pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Portugal.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
A equipe do projeto de extensão “Ifac na Amazônia Peruana” vai apresentar o 1º roteiro de viagem de Rio Branco a Porto Maldonado, no dia 10 de dezembro, às 8h30, no auditório do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac). Na ocasião, também serão apresentados o blog e o relato de experiências dos participantes do projeto.
Com o guia turístico com roteiro de viagem entre as cidades de Rio Branco e Porto Maldonado, a equipe do projeto espera auxiliar visitantes a passeio e, também, falantes da língua portuguesa e estudantes de espanhol.
A iniciativa é uma parceria com a instituição peruana Universidad Nacional Amónica de Madre Díos e o Centro de Formación Profesional (Senati) e a coordenação do projeto é do professor José Eliziário de Moura com participação de servidores e estudantes do curso de espanhol.
Pesquisa de campo – Para a elaboração do guia turístico, os integrantes do projeto estiveram em Porto Maldonado, em setembro deste ano, onde contaram com auxílio dos educadores Mirella Gavidia, Jorge Castillo e John Flores da Unamad, como também do instrutor Denis dos Santos, do Senati.
Durante a visita, a equipe visitou locais turísticos como comércios, restaurantes, hotéis, além de colher informações sobre gastronomia e meios de transporte. Ao longo da viagem ainda foram registradas informações sobre o modo de vida, costumes, culinária, habitação, músicas e entretenimento do povo peruano.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)
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