LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Reitor do IFPA e reitora do IFB tomam posse

O reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex Jorge da Rocha, e a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Miyoko Massukado, foram empossados nesta terça-feira, 27/8, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A solenidade, realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, contou com a presença da secretária substituta de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marilza Regattieri, parlamentares, reitores, servidores e estudantes da Rede Federal, além de familiares dos dirigentes.

Indo para o segundo mandato, em seu discurso, Cláudio Alex fez um balanço da gestão iniciada em 2015 e expôs alguns dados referentes ao IFPA como o total de 18 campi, 22 mil matrículas – sendo 65% em cursos técnicos de nível médio cobrindo 12 eixos tecnológicos –, e a existência de 160 grupos de pesquisa. “A recondução nos cobre ainda de mais responsabilidade. Para o próximo mandato expressamos nosso compromisso em continuar avançando com uma abordagem de gestão que tem como premissa que a ciência e a tecnologia constituem a nossa própria identidade institucional”, declarou.

A nova reitora do IFB, Luciana Miyoko Massukado, defendeu uma educação pública, gratuita e de qualidade e caracterizou a educação profissional como um dos instrumentos de transformação do País. “Queremos melhorar o que já temos e batalhar para a conquista de novos espaços como a instalação de um Polo de Inovação em Brasília. Pretendemos, ainda, valorizar os talentos existentes no IFB e modernizar o ensino, a pesquisa e a extensão, além de fortalecer as culturas empreendedoras e inovadoras”, disse.

Reitor do IFPA – Cláudio Alex possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (Unama); especialização em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada pela UFPA. Foi diretor de Suporte Computacional da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa).  

Reitora do IFB – Luciana Massukado é graduada em Engenheira Civil e mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (USP). Ingressou no IFB em 2009 como docente, foi coordenadora de Pesquisa, diretora de Administração e pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa e Inovação. Luciana idealizou e liderou dois grandes projetos na instituição: o ConectaIF e o Meninas na Ciência.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF – Brazil

       ​Secretariat Executive
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Social Communication and Events Advisory
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​International Relations Advisory
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br