LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Especialização em Gestão de Relações Internacionais começa na semana que vem

Com mais de 60 inscritos, a primeira especialização em Gestão em Relações Internacionais, uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), inicia as atividades on-line no dia 2 de setembro com as boas-vindas do presidente do Conselho, Jerônimo Rodrigues da Silva, e do coordenador da Câmara de Relações Internacionais do colegiado, Jefferson Manhães, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Com conteúdo vasto e atualizado, o curso foi estruturado com o objetivo de manter o diálogo entre as áreas: Relações Internacionais e Educação. O primeiro módulo abordará o tema “Educação a Distância na Internacionalização”. Ao longo da carga horária de 450 horas, serão abrangidos tópicos como: Normas e Diretrizes Globais para as Relações Internacionais, Governança e Negociação, Mídia e Comunicações, dentre outros.

“A internacionalização vem ganhando uma importância muito grande na Rede Federal no sentido de aprimorar nossos projetos educacionais. Ter gestores competentes com formação adequada vai facilitar processos e ampliar horizontes de possibilidades. Nosso propósito é investir em profissionalização para galgarmos outros projetos internacionais que tragam impacto para nossos servidores e estudantes”, afirmou Jefferson Manhães. 

Foram disponibilizadas, ao total, 100 vagas voltadas destacadamente para os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que trabalham diretamente nas assessorias internacionais das instituições, porém, o Conif expandiu para os representantes desses órgãos nos campi e para servidores das escolas técnicas vinculadas às universidades federais.

Os participantes do curso, assessores de Relações Internacionais, deverão elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tendo como temática o planejamento estratégico do setor de relações internacionais das suas instituições. A certificação será disponibilizada pelo IFPR.  

Especialização – O escopo do curso é capacitar, em termos teóricos e práticos, os integrantes do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), dos demais Fóruns do Conif, além de servidores da Rede para que eles possam atuar como mediadores, multiplicadores e gestores de Relações Internacionais.

Durante o curso, os participantes terão acesso a profissionais e conteúdos que os auxiliem nos processos de formulação, planejamento, gestão e avaliação de documentos relacionados à cooperação internacional e mobilidade acadêmica, na execução de suas atribuições e proposição, coordenação e a execução de políticas de cooperação institucional e internacional, com a promoção de intercâmbio científico, tecnológico, cultural, artístico e filosófico entre a entidade educacional na qual atua e os diversos órgãos nacionais e internacionais.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF – Brazil

       ​Secretariat Executive
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Social Communication and Events Advisory
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​International Relations Advisory
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br