LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Agenda do dia inclui defesa da CT&I e tratativas para fomentar empreendedorismo

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, cumpriu intensa agenda em Brasília nesta quarta-feira, 2/10. Os principais compromissos do dia consistiram em sua participação na Marcha pela Ciência no Congresso Nacional – atividade liderada pela Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) –, além da abertura do diálogo com o Banco de la Nación Argentina, que poderá apoiar ações de empreendedorismo na Rede Federal.

Como integrante da ICTP.br, o dirigente máximo do Conif participou de encontro com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, Félix Mendonça Júnior (BA), e os deputados André Figueiredo (CE) e Cezinha de Madureira (SP) com o objetivo de garantir a recomposição dos recursos para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em 2020.

O grupo da comunidade brasileira de ciência e tecnologia que atua no Congresso Nacional em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico do País pleiteia, minimamente, valor idêntico ao de 2017 – cerca de R$ 7 bilhões –, além de outras propostas legislativas para adequações ao financiamento da CT&I elencadas em uma carta entregue aos parlamentares. Essas demandas também foram apresentadas ao presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Marcelo Castro (PI), e ao relator-geral da proposta orçamentária para 2020, deputado Domingos Neto (CE).

As reuniões no Congresso Nacional contaram ainda com o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eduardo Modena, e representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Empreendedorismo – Ainda nesta quarta-feira, o diretor do Banco de la Nación Argentina, Jorge Lawson, foi recebido na sede do Conselho para apresentar os programas “Comunidades com Valor” e “Nação Empreender”, ambos vigentes naquele país, focados no empreendedorismo e no desenvolvimento local a partir da concessão de microcrédito e da educação empreendedora. Para trazer mais detalhes, em breve o executivo argentino será recebido pelo Pleno do Conif. A agenda foi intermediada pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação (OEI).

 

Lena Marinho

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF – Brazil

       ​Secretariat Executive
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Social Communication and Events Advisory
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​International Relations Advisory
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br