LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Primeiro dia da 100ª reunião do Conif discute perspectivas para 2020

reuniao 100 do conifO primeiro dia da 100ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nesta terça-feira, 8/10, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Guarapari, acompanhou a transmissão do anúncio do Programa Novos Caminhos, pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), que pretende aumentar o número de vagas da educação profissional e tecnológica até 2023.

Conforme o presidente do Conif, e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, o pleno do conselho vai conhecer melhor os detalhes da proposta. “Vamos identificar em quais pontos a Rede Federal poderá contribuir, aproveitando nossa capilaridade e capacidade para contribuir com as ações, como já temos feito com a formação de professores e o mestrado em rede, por exemplo”, destacou.

Seguindo os itens de pauta previstos, os conselheiros discutiram o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2020 (PLOA 2020), que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro do próximo ano, incluindo a Educação. O item foi relatado pela pró-reitora de Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e coordenadora do Fórum de Planejamento (Forplan) do Conif, Tatiana Weber. O projeto de lei está atualmente no Congresso, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, e aguarda o recebimento de emendas.

Competição tecnológica – O coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), Artur Frantz, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), apresentou o parecer do colegiado a respeito da realização do Desafio Tecnológico da Empregabilidade, uma competição de empreendedorismo, proposto pela Setec/MEC. Com foco em empregabilidade, estudantes dos níveis técnico e superior devem desenvolver um plano de negócios para a constituição de empreendimentos capazes de prover a solução tecnológica.

Na primeira etapa, prevista para novembro, mês do empreendedor, a competição acontece internamente nos institutos federais, com um prêmio de 5 mil reais para o vencedor de cada instituição.  Na etapa seguinte, os projetos selecionados concorrem em nível nacional a um prêmio de 100 mil reais mais incubação. O Sebrae local fica encarregado da metodologia, mentoria e material operacional. Como encaminhamento do Pleno, cada instituto deve avaliar internamente a decisão de aderir ao evento.

reuniao do conif vitoria 100

ProfEPT – A coordenadora nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Danielle Pionttkovsky, apresentou ao Conselho os desafios para a melhoria de desempenho das atividades do programa, como a ampliação de vagas e a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que acontecerá no próximo ano.

JIF 2019 – A reunião do Conif está acontecendo na mesma cidade da realização dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2019), que reúne 1.475 estudantes, 282 servidores e 19 voluntários de 30 institutos nas competições esportivas em 11 modalidades, entre os dias 7 e 12 de outubro. Ao fim do dia, os reitores participaram da cerimônia oficial de abertura dos jogos, no Sesc Guarapari.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF – Brazil

       ​Secretariat Executive
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Social Communication and Events Advisory
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​International Relations Advisory
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br