Conif realiza última reunião do primeiro semestre de 2018

Na 86ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os conselheiros receberam os pré-candidatos à Presidência da República João Vicente Goulart e Ciro Gomes, que apresentaram as respectivas propostas para Educação nos próximos quatro anos.

Ao recepcioná-los, o presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida (IFTM), ressaltou que o convite foi feito a todos aqueles que disputarão a vaga de Presidente do País nas eleições de 2018, com o intuito de apresentar a Rede Federal, atualizar informações sobre as instituições e reiterar a preocupação com a educação profissional e a inserção de jovens no mercado de trabalho.

O pré-candidato pelo Partido Pátria Livre (PPL) foi recebido na terça-feira, 3/7. Filho do ex-presidente João Goulart, que governou o Brasil de 1961 a 1964, João Vicente defendeu a consolidação da expansão da Rede Federal, bem como investimentos nas carreiras dos servidores e melhorias em infraestrutura.

“Eu vejo na ampliação da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica o caminho que deve ser seguido como exemplo e padrão para melhoria do ensino básico público em nosso Brasil. O Ministério da Educação deve, por meio da Secretaria de Educação Tecnológica, ter uma meta vigorosa de ampliação da Rede Federal, compromisso que meu partido assume”, declarou.

Ciro Gomes, pré-candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), falou para os reitores no segundo dia da reunião do Conif, quarta-feira, 4/7. O candidato recorreu a fatos econômicos de governos anteriores para explicar porque o País, segundo ele, vive hoje uma das maiores crises econômicas, afetando questões triviais para o crescimento e geração de empregos.

Além de defender a discussão de um novo projeto nacional de desenvolvimento, Ciro Gomes afirmou que as mudanças na Educação começam pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016 – que limitou os gastos públicos – e equilíbrio das contas. Tendo como exemplo a política educacional do Ceará, disse que a área será uma das prioridades de seu governo, se eleito, e que no dia 20 de julho apresentará metas decenais para diversos setores do País, entre eles, a Educação, e que as propostas estarão sujeitas a críticas e sugestões.

Os candidatos responderam a diversas questões levantadas pelos conselheiros do Conif.

Sugep 2.0 – Ainda durante a última reunião do primeiro semestre de 2018, realizada de 3 a 5 de julho, foi apresentado o Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep 2.0).

De autoria e registro do professor Ciro Macedo, do Instituto Federal de Goiás (IFG), o Sugep 2.0 foi criado em junho de 2013 para atender às demandas da instituição e hoje atingiu um nível de maturidade, no qual todas as funcionalidades fundamentais foram incorporadas.

A tecnologia, que se resume a um processo de gestão 100% eletrônico das atividades de extensão, de pesquisa e de eventos, tem, entre os benefícios, a economia de papel ou insumos de impressão, mas, destacadamente, a redução no tempo dos procedimentos.

Antes da adoção do sistema, explicou Macedo, uma proposta de pesquisa levava até dois meses desde a apresentação até a aprovação, porém, com a plataforma, esse período agora é de uma semana.

Um dos exemplos da aplicação prática da tecnologia foi o que tratou da realização de eventos. Além do acompanhamento de quantas ações foram realizadas, número de participantes e certificados emitidos, o sistema disponibiliza identificação e credenciamento com controle de acesso e de frequência por meio do QR code (código de escaneamento).

“O sistema foi construído com base nas necessidades do Instituto Federal de Goiás, porém, estamos prontos para fornecer a solução tecnológica desejada e, eventualmente, identificar os gaps (lacunas) que estejam ocorrendo em uma outra unidade. Basicamente, precisamos de um e-mail institucional que vai gerir o processo, acessar a plataforma e, simplesmente, habilitá-la”, declarou.

*Para informações sobre o Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa, enviar email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF – Brazil

       ​Secretariat Executive
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Social Communication and Events Advisory
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​International Relations Advisory
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br