LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Fóruns debatem novos modelos de inovação para a Rede Federal

Os fóruns de pró-reitores de Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e de Extensão (Forproext), ligados ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), estão reunidos nesta semana, em Brasília, para debater sobre as diretrizes de inovação para a Rede Federal. Com um olhar voltado ao futuro, o grupo trabalha com projeções que garantam mais visibilidade aos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos nas instituições.

Entre os objetivos da reunião está a superação de obstáculos para que as instituições ampliem as transferências de tecnologia para a sociedade. “Temos produtos inovadores que devem ser repassados à sociedade brasileira, nossa grande fiadora”, destaca a coordenadora do Forpog, Ana Paula Palheta Santana.

Esta é a primeira vez que os grupos estão em uma reunião conjunta com a participação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos institutos. O encontro está sendo realizado no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). “Os institutos federais são muito mais que formadores de profissionais. Somos uma ferramenta de valor. Estamos inseridos em um universo que leva desenvolvimento regional a locais afastados dos grandes centros”, afirma o secretário do Forpog, Arthur Frantz.

O secretário ressalta que é muito difícil desassociar os grupos de trabalho, já que o desempenho de um impacta no outro. Por isso, o encontro desta semana deve ser o primeiro de uma série de tratativas para estabelecer novas diretrizes que consolidem a Rede Federal como referência em inovação. “A integração das pautas foi uma diretiva muito feliz do Conif. Sem dúvidas é uma maneira de ampliar e estruturar ainda mais nossas demandas”, ressalta o coordenador do Forproext, Renato Tannure Rotta de Almeida.

Os Fóruns são órgãos de assessoramento do Conif, compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema.

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br