Após lançamento oficial em julho, submissão à consulta pública e reformulação, a proposta atual do Programa Future-se foi exposta durante a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que ocorre nesta semana, em Brasília.

O documento foi estruturado por um Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Ministério da Educação (MEC) e que contou com a participação de dois procuradores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e mais dois das Universidades Federais, além de gestores da pasta educacional.

A apresentação e detalhamento de pontos da proposta coube ao procurador-chefe do Instituto Federal Espírito Santo (Ifes), José Aparecido Buffon, e à procuradora-chefe do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Diana Guimarães Azin.

“Fizemos uma ampla análise a partir das mais diversas contribuições e buscamos também compreender as intenções do MEC, principalmente no que diz respeito à pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização. O documento ficará no Conif à disposição dos interessados”, afirmou Buffon.

“Nossa proposta de encaminhamento é apresentar o Projeto de Lei do Programa Future-se comentado e a exposição de motivos do documento. Também pedimos ao Conif que nos envie um compilado de dúvidas, para que possamos fazer uma coletânea de perguntas e respostas que poderá subsidiar no diálogo com a comunidade”, acrescentou Diana Guimarães Azin.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, que participou da reunião, destacou a importância do diálogo contínuo no Conselho e com os dirigentes. “Participando aqui, demonstramos nosso envolvimento com as demandas da Rede Federal. Sobre a proposta atual, é imperioso construir uma comunicação dos objetivos da proposta”, asseverou.

Internacionalização – Na reunião, o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mauro Luiz Rabelo, abordou a internacionalização no âmbito da nova proposta do Future-se.

Rabelo anunciou que a Capes está gerindo um novo programa, intitulado inicialmente “Laboratório Capes de Internacionalização”, que contemplará a Rede Federal. “Esse programa será estruturado conjuntamente com vocês da Rede Federal. Com ações de curto e médio prazo. Nosso propósito é apresentá-lo até o fim do mês que vem”, declarou.

O diretor foi convidado a participar da reunião do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) prevista para o início de dezembro na sede do Conif, em Brasília.

Também participou da reunião, o novo titular da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR) do MEC, Tomás Dias Sant' Ana. O diretor aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas postas pelos presentes à reunião. Sant' Ana divulgou que o MEC divulgará nos próximos dias uma portaria que tratará da ampliação dos prazos para os Termos de Execução Descentralizada (TEDs) e para empenho de recursos das instituições.

Reuniões extraordinárias – A 1ª Reunião Extraordinária do Conif foi realizada nos dias 15 e 16 de janeiro de 2019. Na oportunidade, os dirigentes apresentaram ao então secretário da Setec, Alexandro Ferreira de Souza, a estrutura e as demandas prioritárias da Rede Federal. Eles também solicitaram uma maior discussão sobre o Projeto de Lei nº 11.279/2019 – que alterava a lei de criação dos Institutos Federais, dentre outros assuntos.

A 2ª Reunião Extraordinária, realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto, teve como prioridade aprofundar o entendimento do Pleno sobre o Programa Future-se.

A 3ª Reunião Extraordinária vai até quarta-feira, 30/10.

Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

 

FaLang translation system by Faboba