Conif participa de seminário internacional sobre gestão inovadora

Com o objetivo de debater novos modelos pedagógicos, educadores de diversas partes do mundo participaram do seminário internacional “Gestão Inovadora da Educação Técnica e Tecnológica”, realizado na cidade de Torreón, no México, de 29 a 31 de março. Representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Marcelo Bender Machado, reitor do Instituto Federal Sul rio-grandense (IF Sul), foi conferencista no evento.

O Conif discutiu o tema “A Educação Técnica e Tecnológica e as oportunidades de internacionalização no contexto das Américas”, com a participação da diretora de Relações Internacionais da Federation des Cegèps, do Canadá, Anne Marie Lemay; o reitor da Universidade Nacional de Costa Rica, Marcelo Prietto e o chefe do escritório do México da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Arturo Velázquez Jimenez.

Para o coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Marcelo Bender Machado, debater com outras instituições a educação profissional e tecnológica fortalece o processo de internacionalização da Rede Federal. “Compartilhar boas práticas possibilita desenvolvermos programas específicos de mobilidade, levando em consideração as características e os desafios semelhantes na América Latina”, destacou.

Após o congresso, foi instituído um grupo de trabalho (GT) composto por representantes do Brasil, do México, da Colômbia, dos Estados Unidos e do Canadá para participar de missão a Bogotá, na Colômbia, em visita às instituições de ensino profissional daquele país, nessa segunda-feira, 3 de abril. A formação do GT tem o objetivo de iniciar uma rede de cooperação no eixo tecnológico do Turismo e do Lazer.

O evento foi idealizado pela Organização Universitária Interamericana (OUI), a Associação Nacional das Universidades Tecnológicas do México (ANUT), a Secretaria de Educação Pública do México e a Universidade Tecnológica de Torreón, com o apoio da OEI.

Cooperação – Representando o presidente do Conif, Francisco Roberto Brandão Ferreira, o coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Marcelo Bender Machado, assinou carta de intenções com o presidente da ANUT, Raúl Martinez Hernández, com o objetivo de realizar futuros projetos de cooperação entre o Brasil e o México, promovendo atividades de ensino e pesquisa aplicada. O memorando de entendimento será assinado futuramente.

Foto: Organização Universitária Interamericana (OUI) e a Associação Nacional das Universidades Tecnológicas do México (ANUT)

 

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br