Gestores de Desenvolvimento Institucional discutem estratégias para a Rede

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A finalização e implementação do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a construção de dashboard que reunirá o conjunto de indicadores da Rede Federal estão entre as prioridades de Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) para 2017. Os temas movimentaram a pauta do primeiro encontro do FDI neste ano, realizado nos dias 5 e 6 de abril, em Brasília, coincidindo com a 73ª Reunião Ordinária do Conif.

Iniciada no ano passado, a elaboração do Planejamento Estratégico do Conif será finalizada ainda em 2017, baseado em diagnóstico aprofundado da Rede Federal. O documento apontará as principais demandas e norteará ações táticas do Conselho até 2020. Para aprofundar as discussões sobre a execução das estratégias, a reunião do FDI incluiu um seminário com a participação do consultor responsável pela construção do planejamento, Peter Dostler, da Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo da Universidade Steinbeis-Sibe de Berlin.

“Os gestores de Desenvolvimento Institucional serão os responsáveis pela implementação dos itens que irão compor o plano de estratégias do Conif, já sua execução envolverá toda a Rede. Portanto, além de capacitados, é indispensável que todos trabalhem em sintonia e adotem procedimentos similares para que os objetivos sejam alcançados”, afirmou o coordenador do FDI, Weber Tavares, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Goiás (IFG).    

Indicadores – Elaborada pelo FDI e apresentada ao Pleno do Conif, a proposta de Indicadores de Performance Chave (KPI) que medirão o desempenho da Rede Federal contribuirá para o dashboard a ser construído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). O desenvolvimento do painel que facilitará a visualização do cenário na Rede Federal está sendo liderado por grupo de trabalho (GT) com a participação do Conif, representado pelo coordenador do FDI e pela coordenadora da Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif, Carla Comerlato Jardim.

“A efetivação desses indicadores e a criação do dashboard integrado aos sistemas acadêmicos permitirá uma leitura mais dinâmica da conjuntura da Rede Federal. Isso terá influência direta na gestão institucional e, inclusive, na relação com os órgãos de controle, que passarão a ter acesso a dados seguros, autênticos”, observa Carla Jardim, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

 

Lena Marinho

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br