Sustentabilidade: Reitor do IFSULDEMINAS participa de Workshop na Turquia

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, representou a instituição no 3rd International Workshop on UI GreenMetric World University Rankings (IWGM, na sigla em inglês), organizado pela Universitas Indonésia em Istambul, na Turquia, entre os dias 9 e 11 de abril. O convite para participar do evento levou em consideração o resultado do UI GreenMetric World University Ranking, divulgado em dezembro de 2016. Entre as instituições brasileiras, o IFSULDEMINAS ficou em quinto lugar e, na pontuação geral, ocupou a 217ª posição.

Durante o evento, reitores e representantes de instituições de ensino de todo o mundo discutiram sobre boas práticas em sustentabilidade e preocupação ambiental. Bregagnoli participou da conferência “Questões e Inovação na Gestão da Configuração e Infraestrutura”. Em sua fala, abordou as ações multidisciplinares como instrumento de desenvolvimento sustentável, apresentou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mostrou a evolução do IFSULDEMINAS e as iniciativas institucionais sustentáveis como a coleta seletiva, o sistema de captação de água e tratamento de efluentes e o projeto para produção de energia solar nas unidades da Rede Federal.

O reitor enfatizou a importância de participar de um evento internacional para apresentar as ações de sustentabilidade desenvolvidas nos últimos anos pelo IFSULDEMINAS, assim como apresentar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao mundo acadêmico envolto na temática. “O momento foi ímpar devido à interação com diversas outras instituições tradicionais, possibilitando conhecer a realidade de cada uma delas, de acordo com suas particularidades. As ações possíveis de adaptação para a realidade do IFSULDEMINAS serão estudadas e apresentadas às unidades, visando mudar o mundo onde vivemos por meio do exemplo”.

De acordo com os organizadores, as medidas tomadas pelas instituições precisam ser identificadas, pois podem servir de exemplo para a implementação de políticas sustentáveis e ecológicas. Espera-se que, chamando a atenção de dirigentes e demais partes interessadas, sejam priorizadas as energias limpas, a conservação da água, o combate à mudança climática global, a reciclagem e temas relacionados.

Avaliação no Ranking – A pontuação do IFSULDEMINAS se destacou nos quesitos Estrutura e Áreas Verdes com 1.216 pontos, sendo a pontuação conferida segundo seis critérios principais – estrutura do campus e áreas verdes (15%), consumo de energia (21%), gestão de resíduos (18%), uso e tratamento de água (10%), políticas sobre transportes (18%) e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente (18%). Os resultados são calculados a partir das informações fornecidas por meio do preenchimento de formulários.

Edição 2017 – Essa edição do evento contou com a presença de representantes do Brasil, Taiwan, Cazaquistão, Malásia, Irã, Indonésia, Turquia e Rússia. Irlanda e Arábia Saudita participaram por meio de videoconferência, bem como os reitores das Universidades de Istambul e de Bulent Ecevit.

O UI GreenMetric chama a atenção para a sustentabilidade e meio ambiente em instituições de ensino superior para chegar a soluções de problemas significativos em todo o mundo. O objetivo é proporcionar uma oportunidade para as instituições de ensino que obtêm a posição de topo explicarem seus pontos de eficiência avaliados no ranking e também oportunizar a cooperação em gestão de sustentabilidade entre os participantes.

Confira mais informações sobre o evento: https://iwgm.ui.ac.id/

Fotos: Arquivo - IFSULDEMINAS e Arquivo da Organização do Evento

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Reitoria

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br