IFCE: Campus Limoeiro realiza debate sobre saúde mental

“Precisa melhorar. O modo como nos tratamos e cuidamos um do outro... melhorar de algum jeito”. Essa é uma frase de um personagem da série 13 Reasons Why, baseada no livro de mesmo título, do autor Jay Asher. Essa frase nos remete à preocupação de como estamos nos relacionando conosco e com o outro.

Seguindo essa linha, hoje (18/4), o campus de Limoeiro do Norte realizou uma palestra sobre Saúde Mental, em alusão ao Dia Mundial da Saúde. A atividade é uma ação conjunta do Programa Qualidade de Vida (PQV) e do setor de Assuntos Estudantis.

O tema foi evocado pela professora Benigna Soares, para promover uma “reflexão sobre o nosso próprio comportamento, nossas atitudes e ações. Pela Teoria do Caos, por mínima que seja, uma atitude insignificante, dependendo do tempo e das condições, poderá se tornar um grande problema depois”.

“Essa recente série traz temas muito polêmicos, como bullying, suicídio e outras violências. Por isso, tivemos o cuidado de trazer essa discussão para nossos jovens. A ideia é disseminar a reflexão sobre: você está fazendo o que realmente pode fazer por si e pelos outros?”, explicou Benigna.

O debate sobre saúde mental foi conduzido pelo psicólogo Ricardo Rilton. Ele destacou a busca pelo equilíbrio emocional, qualidade de vida e bem-estar. “Sempre que o indivíduo apresentar algum sinal de transtorno psicológico, precisa procurar apoio, principalmente de especialistas. Problemas como ansiedade, estresse, depressão, precisam ser tratados”, acrescentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br