Reitores do IFMT, IF Sudeste MG e IFSP tomam posse

O ministro da Educação, Mendonça Filho, deu posse aos reitores dos Institutos Federais do Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, e do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, além de reconduzir ao cargo o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eduardo Antonio Modena. O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Francisco Roberto Brandão Ferreira, prestigiou a cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira, 19/4, em Brasília.

Há 22 anos no IFMT, o reitor Willian Silva de Paula analisou o trabalho realizado em várias áreas da gestão educacional e reafirmou o compromisso de fortalecer a inovação e a equidade. “Vamos trabalhar com dedicação para ampliar o número de vagas e reforçar o trabalho já realizado nas comunidades indígenas e quilombolas”.

Charles Okama de Souza, reitor do IF Sudeste MG, destacou a importância de a educação profissional ser tratada como uma política de Estado, “oferecendo oportunidade para que os jovens tenham uma vida melhor, contribuindo, também, para o desenvolvimento econômico do País”.

Em seu discurso, o reitor Eduardo Antonio Modena, do IFSP, enfatizou a fragilidade orçamentária das instituições da Rede Federal e a necessidade de investimentos em infraestrutura e com servidores. “Precisamos continuar com esse modelo de instituição, oferecendo educação de qualidade e proporcionando ensino, pesquisa e extensão”, defendeu.

A secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, reitores de Institutos Federais e parlamentares de diversos partidos também estiveram presentes na solenidade.

IFMT – Willian Silva de Paula é graduado em Letras pela Faculdade Integrada de Cuiabá (FIC) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ingressou em 1996 como professor na Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá, onde exerceu as funções de coordenador pedagógico, chefe de gabinete e diretor de Ensino. No Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) foi pró-reitor de Ensino, diretor pro tempore dos campi Confresa e Lucas do Rio Verde. Em dezembro de 2016, foi eleito reitor do IFMT. 

IF Sudeste MG – Charles Okama de Souza é graduado em Ciências Contábeis e mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor desde 2007, foi coordenador de curso de bacharelado, do programa de expansão institucional e do programa E-tec Brasil, além de ter ocupado o cargo de pró-reitor de Administração do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Em 2017, toma posse como reitor da instituição.

IFSP – Eduardo Antonio Modena é doutor em Engenharia Civil na Universidade de Campinas (Unicamp) e estudou na Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP), na década de 70, onde foi aluno do curso técnico em Edificações. É professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na área de Construção Civil desde 1986. Entre 1993 e 1994 foi coordenador de área na ETFSP. Auxiliou na implantação do  campus Caraguatatuba e assumiu as gerências Educacional e Administrativa da unidade. De 2013 a 2016, cumpriu seu primeiro mandato como reitor.

 

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br