O Instituto Federal do Acre (Ifac) já começou a receber novas publicações. São cerca de 3,9 mil títulos, representando um total de mais de 22,6 mil exemplares, que farão parte das bibliotecas instaladas nos seis campi da instituição. Os materiais estão relacionados às áreas de conhecimento e também às referências bibliográficas propostas nos Projetos Pedagógicos dos cursos superiores do Ifac.

As novas obras vão contemplar, principalmente, as disciplinas ministradas nos cursos de Bacharelado em Administração e Zootecnia, nas Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, além das Tecnologias em Agroecologia, Logística e Processos Escolares.

Conforme explica a coordenadora-geral de Biblioteca do Ifac, Vivianny de Melo Guarena, o processo para aquisição dos novos livros vem sendo realizado desde o ano de 2018, através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). “Já começamos a receber os primeiros exemplares. Eles estão sendo enviados em lotes distintos e a nossa expectativa é de que todos os livros estejam disponíveis nas bibliotecas do Ifac até o ano de 2020”.

O primeiro lote entregue somou cerca de 3,5 mil novos livros, que já foram conferidos, tombados e catalogados. Essas obras estão relacionadas à área de Ciências Sociais e foram distribuídas para os campi Cruzeiro do Sul (1,5 mil livros), Rio Branco (1,4 mil livros), Sena Madureira (327 livros) e Xapuri (256 livros).

“Para que esse material chegasse até os campi foi desenvolvido um trabalho conjunto e por isso gostaria de agradecer a equipe de servidores que contribuiu para o processo de conferência dos livros no campus Rio Branco: Márcia Guardia, Ricardo Souza, Lázaro Silva e os ajudantes de serviços gerais Jean Oliveira e Pablo Soares Brito”, destacou Vivianny Guarena.

Bibliotecas – Atualmente, o Ifac conta com seis bibliotecas físicas instaladas nos campis Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Juntas, as unidades somam mais de 27,4 mil obras, entre livros, revistas, monografias, DVDs e materiais diversos em Braile.

Funcionando nos períodos matutino, vespertino e noturno, como também em sábados letivos, as bibliotecas do Ifac contam com estrutura para estudo e computadores com acesso à internet, além de estarem disponíveis para serem utilizadas por docentes, técnicos administrativos, estudantes e também a comunidade.

Além das unidades físicas, o Ifac também possui quatro bibliotecas digitais, em que estão disponibilizados diversos livros, revistas e estudos científicos. Os materiais são gratuitos e podem ser acessados através do site do Ifac. Dentre as plataformas disponíveis estão: ABNT Coleção, EBrary, Periódicos Capes e ProQuest.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

FaLang translation system by Faboba