“Mundo Afora” traz artigos sobre a educação profissional e tecnológica em diversos países

Debater sobre temas relevantes para o desenvolvimento nacional a partir de experiências bem-sucedidas em outros países é o objetivo da coleção “Mundo Afora”, coletânea que reúne análises implantadas por governos locais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas privadas em diversas áreas. A 14ª edição foi lançada nessa terça-feira, 9/5, no Ministério da Educação (MEC), e reúne 32 artigos sobre a educação profissional e tecnológica em contextos culturais, sociais e econômicos de diferentes nações.

A publicação é uma parceria do MEC com o Ministério das Relações Exteriores e traz práticas como o sistema de ensino dual alemão, que contempla a formação teórica e prática; a iniciativa de entidades na área da educação do Canadá, que assegura a certificação profissional a qualquer cidadão que tenha exercido determinada atividade em pelo menos três anos, além do estimulo a competição promovido pelas instituições da Finlândia.

Nas edições anteriores, foram tratados temas como o combate à violência e à discriminação contra pessoas LGBTs, as políticas públicas de internacionalização em universidades, o incentivo à inovação, a educação básica e o ensino médio, entre outros. O material foi elaborado por Embaixadas e Consulados do Brasil de 27 países com a intenção de estimular o intercâmbio de ideias.

A coleção “Mundo Afora” vem sendo publicada pelo Ministério das Relações Exteriores desde 2004.

Estiveram presentes ao encontro a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, a ministra Paula Souza, diretora do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, e a assessora de Relações internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marjorie Cerejo.

Clique aqui para acessar o link com a edição online.

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / (61) 396-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br