O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí deu início nessa segunda-feira, 21/10, aos trabalhos do VI Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade. O evento é uma ação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França.

A solenidade de abertura, que aconteceu no Centro de Eventos Nilo Peçanha, contou com a participação do reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, do vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, Marcelo Bregagnoli, da adida (funcionária diplomática) de Educação da França, Maguelone Orliange Ladsous, além do diretor-geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado. Pró-reitores e diretores-gerais de outros campi também prestigiaram.

A programação teve início com a apresentação do projeto Orquestra de cordas dedilhadas e Coral Nova Vida, da cidade de Catalão, projeto conduzido pela Fundação Espírita Nova Vida, que promove a reinserção sociocultural e oferece atendimento psicossocial para crianças e adolescentes. Após a atração, autoridades locais e internacionais foram convidadas a compor a mesa diretiva, ocasião em que o reitor do IF Goiano saudou os presentes e agradeceu a comissão organizadora, composta por alunos e servidores. Ele também pontuou a troca de conhecimento entre os discentes brasileiros e franceses e como essa interação possibilita crescimento e transformação.

O vice-presidente de Relações Institucionais do Conif ressaltou a importância e contribuição dessa experiência internacional para a formação dos jovens das duas nacionalidades, principalmente no que tange às temáticas evidenciadas: Alimentação e Saúde, Biodivesidade e Mudanças Climáticas. O diretor do Campus Urutaí enalteceu a parceria com os outros institutos federais ali representando várias partes do Brasil.

Coordenado pelo Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif) do IF Goiano, o grupo Dança e Arte abrilhantou o momento com apresentações de capoeira e dança livre. Fechando a solenidade, a Orquestra de Violeiros da cidade de Cristalina emocionou os presentes com um repertório pautado pelos grandes clássicos da música sertaneja, representando a cultura do estado de Goiás.

No período da manhã de segunda-feira, também foi realizada a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IF Goiano Campus Urutaí, no Centro de Eventos Nilo Peçanha, abrangendo também a I Semana da Biotecnologia, o II Workshop em Ciência e Tecnologia em Alimentos e o III Festival Científico, Cultural e Esportivo do campus.

O que vem por aí – A programação segue até sexta-feira, 25/10, com conferências, mesas-redondas, workshops, exposição de trabalhos, oficinas e, pela primeira vez, o Festival AlimenTERRE, com exibição e debate de filmes. Estão envolvidos nas atividades 11 liceus agrícolas e oitos institutos federais (IF Goiano, IFNMG, IF Sudeste MG, IFMG, IFRS, IFMA, IF Sertão-PE e Ifam) que, de maneira conjunta, buscam estratégias sustentáveis de cooperação para o incremento da formação científica dos discentes, oportunizando novas experiências científicas e incentivando a atuação de multiplicadores dedicados à ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

Antes da realização do evento, os representantes dos dois países participaram de uma etapa pré-fórum, um encontro dos parceiros com o intuito de compartilhar os trabalhos realizados nos respectivos territórios. O fórum ocorre a cada dois anos desde 2005, alternadamente na França e no Brasil, com a participação de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. A edição 2019 tem como tema central Participação do Jovem na Construção de um Território Saudável e Sustentável.

Acesse programação do evento.

Texto: Caroline Guimarães (Pró-Reitoria de Extensão/IF Goiano)

 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba