Internacionalização fortalece intercâmbio na Rede Federal

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“Estudar no exterior era uma ideia distante, quase impossível, e aqui estou”, disse o estudante de Jogos Digitais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Ruan Duarte Ramalho, durante visita ao Parlamento do Canadá realizado no início deste mês. Ele foi selecionado, em 2016, na chamada pública do Programa de Bolsas de Estudos Canadá-Brasil, uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com os Colleges and Institutes Canada (CICan) para o intercâmbio de alunos.

A agenda integrou a pauta da delegação do Conif, que estava em missão no país com o objetivo de identificar áreas de interesse entre os colleges canadenses e a Rede Federal na realização de futuros acordos de cooperação. Também estiveram presentes os estudantes dos institutos federais do Maranhão (IFMA), Maria Rita dos Santos Jansen Neta e de São Paulo (IFSP), Evandro Ramos, contemplados na chamada.

Durante a recepção, que contou com a presença do ministro do Comércio Internacional do Canadá, François-Philippe Champagne, a presidente do CICan, Denise Amyot, anunciou duas bolsas de estudos para os alunos dos Institutos Federais da região Norte, além de 33 para estudantes canadenses participarem de intercâmbio cultural no Brasil. Os editais estão previstos para serem publicados ainda em 2017. 

Representaram o Conif na missão, o presidente Roberto Brandão; o diretor Administrativo, Wilson Conciani; o coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Marcelo Bender Machado; os reitores dos Institutos Federais do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, de Pernambuco (IFPE), Anália Keila Rodrigues Ribeiro, do Rio Grande do Norte (IFRN), Wyllys Abel Farkatt Tabosa e a assessora de Relações Internacionais, Marjorie Cerejo.

O diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, Henrique da Hora, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também participaram da missão.

Bolsa – Em julho de 2016 estudantes de 19 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram selecionados para participar de cursos de línguas, estágios e de projetos de pesquisa em 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses.

Foto: Marjorie Cerejo

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / (61) 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br