Estudantes do Norte podem concorrer a bolsas de estudo no Canadá

O Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil para Estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica abre duas vagas para representantes da região Norte participarem de intercâmbio no Canadá. As oportunidades são para alunos de cursos superiores de tecnologia dos institutos federais do Acre (Ifac), do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), do Pará (IFPA), de Rondônia (Ifro), de Roraima (IFRR) e de Tocantins (IFTO). As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de junho no setor de Relações Internacionais dessas instituições.

As regras do processo de seleção constam na Chamada Pública Conif/AI nº 1/2017, divulgada nesta quarta-feira, 17/5, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada). Das duas vagas ofertadas, uma será para estudo em inglês e a outra para estudo em francês. Entretanto, esse número pode variar.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, não houve selecionados da região Norte na edição anterior do programa, em 2016, o que motivou a publicação de um edital exclusivo para nortistas. “O Conif e o CICan querem oportunizar o intercâmbio de conhecimentos e novas experiências a representantes de todas as regiões brasileiras. Isso faz parte do processo de internacionalização da Rede Federal, além de fortalecer os laços entre os sistemas de ensino superior brasileiro e canadense. Atualmente 19 estudantes de institutos federais estão no Canadá participando do programa”, ressalta.

Bolsa – A bolsa cobrirá despesas com passagens aéreas (Brasil-Canadá-Brasil), mensalidades e seguro-saúde. Também incluirá ajuda para aquisição de material de estudo e auxílio-moradia, além de subsídio mensal durante as atividades naquele país – cerca de 16 meses, incluindo estudo de línguas (inglês ou francês), dois semestres acadêmicos e estágio ou projeto de pesquisa.

Requisitos – Para participar da seleção, além dos documentos descritos no edital, o interessado deve ter anuência da Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal; estar matriculado e ter concluído no mínimo dois semestres consecutivos de um curso superior de tecnologia e apresentar resultado de teste de proficiência em inglês ou francês. Após as atividades no Canadá, o estudante deverá cursar, no mínimo, mais um semestre letivo no Brasil e divulgar sua experiência de intercâmbio à comunidade acadêmica por meio de um relatório final e de uma apresentação em evento público.

Seleção – O formulário de inscrição e os documentos comprobatórios devem ser entregues pelo candidato à instituição brasileira até 7 de junho de 2017. Em seguida, o Instituto Federal repassará a documentação para o Conif, que divulgará o resultado no dia 19 do mesmo mês e, no dia 23 seguinte, indicará os colleges de destino. Os selecionados terão os meses de julho e agosto para providenciar o passaporte brasileiro e o visto canadense. As atividades no Canadá ocorrerão de setembro de 2017 a dezembro de 2018.

Mais informações pelo (61) 3966-7244 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse a Chamada Pública Conif/AI nº 1/2017.

Acesse o Formulário de Inscrição, o Formulário de Liberação de Informações Pessoais, as listas de colleges e programas disponíveis nos links:

Inglês: https://www.collegesinstitutes.ca/news-centre/calls-for-submission/canada-and-brazil-scholarship-program/

Francês: https://www.collegesinstitutes.ca/fr/centre-des-nouvelles/appels-de-soumission/programme-de-bourses-canada-et-bresil/

 

Matérias relacionadas:

Retificado cronograma do edital para bolsas de estudo no Canadá

 

Lena Marinho

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br