Revista Nuart: IFRN lança publicação voltada à cultura regional

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Formadora cultural, a Revista Nuart, publicação do Núcleo de Artes Itaretama do campus Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem por finalidade estabelecer formas de circulação de obras literárias e visuais, incentivando a produção artística da comunidade. O projeto é voltado para a divulgação da produção cultural de alunos e servidores do campus, também contemplando produções dos moradores das cidades da Microrregião de Angicos.

Segundo o professor André Bezerra, coordenador geral da revista, o processo da publicação, que é trimestral, é formado pelo lançamento de chamada pública, recebimento de trabalhos em formato físico ou digital, ou mesmo coleta e transcrição de textos de autores não letrados ou que não documentam seus trabalhos. "O passo seguinte é a avaliação das inscrições quanto aos requisitos pedidos na ficha, revisão de textos pelos colegas, professores de Língua Portuguesa do Campus, seguidas pela diagramação/editoração da revista, implementação on-line por parte da equipe da TI do campus e divulgação nas redes por parte das bolsistas do Núcleo de Artes Itaretama”, complementou André.

Pioneirismo – A partir da edição inaugural, a Revista Nuart se foca em pequenos contos, crônicas, fábulas, poemas, desenhos, fotografias, esquetes, cenas curtas, assim como textos sobre a cultura e arte locais. Disponível de maneira online, é possível acessá-la através da página do campus Lajes, na seção Revista Nuart. Sendo a primeira voltada para o campo das Artes na cidade de Lajes, a publicação é pioneira, pois possui oficialização no cadastro ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. ISSN é um código, usado em vários países, que individualiza o título de uma publicação em série. Esse número é único e exclusivo da publicação a qual foi atribuído.

Itaretama – A revista do Núcleo de Arte do campus Lajes do IFRN é uma homenagem ao antigo nome dado à cidade. Itaretama, na língua tupi, significa “terra de pedras”. Assim, além do enfoque cultural, a revista faz um resgate histórico, referenciando uma das raízes étnicas da região, a matriz indígena.

Para saber mais, acesse a página da Revista Nuart.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) 

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br