O curso do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) alcançou 5, nota máxima, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esta é a segunda vez que o curso superior se destaca na referida avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado de 2018 é uma “nova certificação” do curso, tendo em vista que esta é a segunda vez de ótimo desempenho dos estudantes do curso do IFCE de Fortaleza. A nota 5 é um desempenho superior à maior parte dos cursos/alunos avaliados no Brasil, que asseguraram 3.

De acordo com a chefe do Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer do campus de Fortaleza do IFCE, Rúbia Valério, o Bacharelado em Turismo é um curso com grande interesse e permanência por parte dos alunos, o que certamente se reflete no bom desempenho no Enade. Ela lembra que muitas iniciativas somam para a consolidação desse resultado positivo: “Os professores aplicaram simulados familiarizando os alunos convocados com o estilo e tempo do Enade, por exemplo”.

Além disso, acrescenta Valério, os docentes sempre se preocupam com a qualidade do ensino e a forma como tecem a relação ensino-aprendizagem. “Esses são fatores que constroem o conhecimento específico e geral da área; assim como as atividades de campo fortalecem a aprendizagem prática, e os contatos com o trade oportunizam as vagas no mercado. Tudo isso resulta no interesse do aluno pela formação”, analisa a chefe do Departamento.

Saiba mais sobre o Bacharelado em Turismo

Saiba mais sobre o Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

FaLang translation system by Faboba