O coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jefferson Manhães, participou da Semana Europeia de Habilidades Técnicas e Profissionais (European Vocational Skills Week, em inglês), realizada de 14 a 18 de outubro em Helsinque, Finlândia.

Durante o painel "Rede e Parceria como um Recurso Estratégico", o dirigente apresentou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) também detalhou o ecossistema de inovação do qual o IFF participa junto com outras instituições de ensino na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

“Este evento é uma grande oportunidade para conhecermos as experiências de outros países e também para dar visibilidade à Rede Federal, pois, em 2020, o Erasmus+ (um dos maiores programas de intercâmbio internacional para jovens que desejam estudar no Europa) disponibilizará recursos para a mobilidade de estudantes da educação profissional e tecnológica”, afirmou.

O coordenador do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif, Luciano Toledo, também participou. Ao pró-reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), coube uma exposição sobre temas relativos à pesquisa no âmbito da Rede Federal.

Unevoc – O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos ramos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No evento realizado na Finlândia, Jefferson Manhães representou os Centros Unevoc da América Latina.

Desde 2016 o Conif é um Centro Unevoc, status que possibilita a participação ativa da Rede Federal em relevantes debates mundiais.

Semana Europeia de Habilidades Técnicas e Profissionais

Erasmus+

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

 

FaLang translation system by Faboba