Conif participa de audiência pública sobre desenvolvimento regional

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Instituições de ensino que ofertam cursos que atendam às necessidades dos arranjos produtivos locais fomentam o desenvolvimento socioeconômico do País, segundo a análise do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Francisco Roberto Brandão Ferreira em audiência pública nesta quarta-feira, 31/5, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) no Senado Federal.

Roberto Brandão debateu sobre “A importância da Educação para o desenvolvimento regional”, com a presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ângela Maria Paiva Cruz, o reitor da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e o diretor-geral do campus São Gabriel da Cachoeira do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Elias Brasilino de Souza.

A audiência pública foi requerida pela presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), e contou com a presença de senadores de diversos partidos, além da participação de reitores de institutos federais e universidades.

O presidente do Conif destacou em sua fala os diferenciais da Rede Federal para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Ofertar educação profissional, principalmente nas regiões mais necessitadas, gera mais oportunidade para empregabilidade, aproximando o estudante do setor produtivo e gerando desenvolvimento local e regional”, disse Roberto Brandão.

Ele apresentou os trabalhos realizados pelas incubadoras de empresas e pelos polos de inovação, bem como os programas e projetos desenvolvidos em todas as regiões do Brasil pelas instituições da Rede Federal.

Outras demandas – Também foram discutidos na audiência pública o contingenciamento orçamentário vivido pelas instituições de ensino; a liberação de código de vagas para servidores; a manutenção de bolsas para a permanência de estudantes em sala de aula; o diálogo dos parlamentares com o Ministério do Planejamento sobre a Portaria nº 28, a expansão e a consolidação da Rede Federal.

Como encaminhamento, será enviado aos ministérios da Educação (MEC), do Planejamento, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e a presidência do Senado Federal, documento com as demandas expostas no debate para considerações.

O MEC não enviou representante para participar da audiência pública.

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br