Olhares Poéticos: Lançamento do novo livro ocorre nesta terça-feira, 13

A noite desta terça-feira, dia 13/6, será memorável para o campus Boa Vista (CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), pois será lançada a segunda edição do livro Olhares Poéticos: poeme-se! A solenidade será realizada a partir das 19 horas, no auditório do campus. Essa nova edição contou com a produção poética de 34 alunos dos 2º S e dos 3º S anos.

De iniciativa da professora Aline Cavalcante Ferreira, o livro reúne produções literárias dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do CBV que participaram do projeto Sarau Literário em 2016, que teve o apoio financeiro do programa Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova-IFRR).

Poemas – O gênero dos poemas é livre, pois, segundo a professora Aline, um dos objetivos do projeto é proporcionar aos alunos condições para que desenvolvam a reflexão e o questionamento, contribuindo, dessa forma, para a formação do espírito crítico e, consequentemente, para a emancipação e para o crescimento pessoal. “Esse gênero se torna importante porque proporciona aos alunos a interação com a poesia, considerada um dos gêneros responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística do ser humano, colaborando para a compreensão de si próprio e do mundo e, consequentemente, para o crescimento pessoal”, disse.

Sarau Literário – O projeto Sarau Literário foi desenvolvido de acordo com o conteúdo programático de Literatura, previsto no plano de ensino da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. “Após o estudo da escola literária, organizávamos, bimestralmente, dois saraus literários, um em sala de aula, com poemas de autores das escolas literárias estudadas, e outro no auditório do IFRR, com a participação dos alunos, dos pais, da comunidade, dos poetas roraimenses e dos professores, cujo tema era livre. Fez parte também desse projeto a realização da Oficina de Poesia com a poetisa Elimacuxi, cujo objetivo principal foi oferecer conceitos básicos sobre a construção de poemas e propiciar aos estudantes subsídios para produzirem textos poéticos e, assim, participarem da seleção de poemas para a segunda edição do livro Olhares Poéticos: poeme-se!”,pontuou Aline.

Evento: Lançamento do livro Olhares Poéticos: poeme-se!

Local: Auditório do Campus Boa Vista (CBV)

Horário: 19 horas

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Roraima (IFRR)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br