Um levantamento realizado pela Assessoria de Relações Governamentais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), apontou que 20% dos parlamentares do Congresso Nacional apresentaram emendas a favor da Rede Federal, sendo 113 deputados e cinco senadores. Os dados estão no documento intitulado “Reflexões sobre as emendas parlamentares 2020”.

O estudo foi apresentado no segundo dia da 101ª Reunião Ordinária do conselho, em Brasília, pelo secretário executivo, Alexandre Bahia, e a assessora de Relações Governamentais, Fernanda Torres. Ainda segundo o relatório, do total de emendas, 81% foram de bancada e 18% individuais. O documento apresentado aos conselheiros defende que é necessário estreitar relações com senadores e com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, além de intensificar a articulação com as bancadas e líderes de partidos.

“Os dados mostram que os parlamentares reconhecem as demandas das instituições da Rede e a importância da educação profissional e tecnológica. É imprescindível dar continuidade ao trabalho de aproximação entre reitores e representantes políticos dos respectivos Estados”, disse Fernanda Torres.

Ainda segundo o levantamento, dos 32 partidos existentes, 23 designaram recursos para a Rede Federal por meio de emendas. As regiões brasileiras que mais se beneficiaram com o instrumento de alocação de dinheiro público foram Nordeste, Sudeste e Norte, seguidas do Centro-Oeste e Sul.

Durante a exposição, os dirigentes receberam a visita de Alex Canziani. O ex-deputado foi um dos relatores da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Além de parabenizar à Rede pelo modelo de ensino ofertado, Canziani falou do mérito do trabalho de articulação com o segmento político.

“A Rede Federal desempenha um papel fantástico para nosso País. É fundamental acercar os representantes do Poder Legislativo municipal, estadual e federal de todos os campi para que a apresentação de emendas em prol das instituições seja natural”, afirmou Alex Canziani.

O secretário executivo do colegiado, Alexandre Bahia, ressaltou que o objetivo do Conif é estruturar uma base de dados estatísticos fiel a partir da contribuição de cada um dos representantes da Rede para que o material seja atualizado, compartilhado e embase próximas ações.

A vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou que o mapeamento será um norteador para o trabalho do Conselho e de toda a Rede Federal para os próximos anos.

Capacitação – O Conif promoverá no início do ano que vem uma capacitação voltada para assessores Parlamentares e de Relações Institucionais, e chefes de gabinete das instituições. Nesse evento, serão trabalhados tópicos como: noções sobre o Processo Legislativo, elaboração e captação de emendas parlamentares e construção do diálogo com o Poder Legislativo, dentre outros.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba