Uma semana após a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), teve início na manhã desta terça-feira, 5/11, a 101ª Reunião Ordinária do colegiado – a penúltima do ano. A agenda vai até quinta-feira, 7/11.

Abrindo o encontro, a programação contou com as apresentações do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR), Tomás Dias Sant' Ana, e do coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal (CGPOG), Weber Tavares da Silva Júnior.

O secretário anunciou a destinação de R$ 44 milhões para instalação de sistemas fotovoltaicos de energia em 26 instituições da Rede Federal que aderiram à Ata de Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Na oportunidade, Ariosto falou de recursos extras que virão de emendas parlamentares e que aportarão mais investimentos para as unidades da Rede ainda em 2019 e também em 2020. “Começamos este ano com uma situação orçamentária crítica, mas, diante desses aportes, é possível que os contextos melhorem um pouco daqui para a frente”, afirmou.

Outros temas – O gestor divulgou que, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e com apoio da Universidade de Brasília (UnB), a Secretaria trabalhará na reconfiguração do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) – plataforma de dados do MEC.

Ariosto antecipou que a Setec está dedicada à construção de um projeto para o fomento de iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à inovação. A estruturação desse trabalho conta com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Fundações de Apoio e tem o escopo de envolver toda a Rede Federal. “A minuta do primeiro edital prevê a cooperação de órgãos públicos para que seja encontrada uma solução para a empregabilidade de egressos da educação profissional no setor produtivo do País”, esclareceu Ariosto.

Cães-Guia – O coordenador-geral Weber Tavares da Silva Júnior abordou o Projeto Cães-Guia. Segundo ele, a proposta da Setec e da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH) é destinar R$ 200 mil por ano para que os Institutos Federais Catarinense (IFC), Goiano (IF Goiano) e do Espírito Santo (Ifes) continuem com as ações nas suas respectivas unidades.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba